Grêmio Estudantil: conheça os estudantes que integram a Diretoria Colegiada em 2021

12/04/2021
Liderança
O Gesma constitui um importante espaço de exercício da liderança  e do protagonismo juvenil

​O Grêmio Estudantil do Marista Santa Maria (Gesma) é formado por estudantes que são eleitos anualmente. Entre seus principais objetivos está o de representar os estudantes do Colégio a partir do conhecimento da proposta educacional e do regimento escolar, zelando pelos interesses individuais e coletivos. Além disso, o Gesma tem como missão incentivar a cultura e auxiliar em projetos da escola, motivando os estudantes a participarem das diversas atividades realizadas pelo Gesma e promover encontros para capacitação de seus membros, desenvolvendo a participação, a liderança e os valores, bem como a solidariedade.

gremioestudantil2021.jpg

O engajamento dos jovens neste Grupo de Representatividade Estudantil constitui uma oportunidade para vivenciarem a liderança, a dinâmica do trabalho em equipe, a criação de ações e intervenções na escola a partir do prisma estudantil. Tais habilidades de exercício do protagonismo são fundamentais para a sua atuação futura no mercado de trabalho, independente da área profissional que vierem a assumir.

​A formação do Grêmio Estudantil em 2021

Neste ano, considerando as dinâmicas pedagógicas do ensino remoto, em acordo com o Regimento do Grêmio Estudantil e com os líderes de turma, direção, coordenação pedagógica, pastoral escolar e orientação educacional, ressignificamos o processo de eleição do Grêmio Estudantil, consolidando uma nova proposta de composição do grupo. Estabelecemos para 2021 a construção de uma Diretoria Colegiada, composta por seis membros estudantis, advindos do Conselho de Líderes do Colégio.

A partir desta definição, em reunião on-line, realizada no dia 7/4, legitimamos como integrantes da Diretoria Colegiada Estudantil do Marista Santa Maria, responsáveis pelo Grêmio Estudantil (Gesma), os seguintes membros:

• Arthur Jaeger Reis – Estudante na Turma 81 I 8º ano EF

• Vinicio de Oliveira Cezne – Estudante na Turma 101 I 1º ano EM

• Guilherme Facco Muscope – Estudante na Turma 202 I 2º ano EM

• Giovana Menezes Gaiger – Estudante na Turma 202 I 2º ano EM

• Eduardo Ribeiro - Estudante na Turma 302 I 3º ano EM

• Laura Cáceres Sacardi – Estudante na Turma 302 I 3º ano EM

Este grupo participará ao longo do ano de encontros de formação e diálogo junto à Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional, e será responsável por representar os mais de 1000 estudantes do Colégio em suas demandas, reivindicações e projetos. Uma das primeiras atividades que o Gesma vivenciará este ano é o Encontro dos Grêmios Estudantis dos Colégios da Rede Marista, que ocorrerá na modalidade on-line, no dia 19 e ​20/4.

Além dos canais oficiais do Colégio, o trabalho do Gesma pode ser acompanhado pelo Instagram @Gesma2020.

Agradecemos aos estudantes que integraram o Grêmio Estudantil na gestão 2019-2020 e desejamos sucesso à nova Diretoria.

​Mais informações sobre o Grêmio Estudantil do Colégio, confira aqui.