Navegar para Cima

Notícias

Laboratórios de aprendizagem na Educação Infantil

16/06/2021
Nosso jeito de educar
Saiba como este conceito é vivenciado na prática do processo educativo

​​A Educação Infantil do Colégio é repleta de diferenciais para a formação integral das crianças, e os Laboratórios de Aprendizagem constituem-se como um desses aspectos, sendo um conceito pedagógico vivenciado na prática do processo educativo. 

Caracterizados como atividades pedagógicas que contribuem com a aprendizagem em suas múltiplas dimensões (cognitivas, motoras, emocionais...), os Laboratórios de Aprendizagem possibilitam diálogo interdisciplinar, aprofundam elementos dos temas abordados de forma lúdica, criativa, inovadora e propiciam protagonismo estudantil, considerando que o processo pedagógico é construído a partir olhar atento dos educadores às curiosidades e interesses de aprendizados das crianças. 

Além disso, os Laboratórios de Aprendizagem contemplam a escuta, a percepção do estudante sobre a sua identidade e a integração social, buscando, por meio de metodologias lúdicas e ativas, a construção de aprendizados significativos. Assim, os estudantes são convidados a assumirem o lugar de protagonismo, para, acompanhados dos educadores, terem liberdade de expressar suas ideias em um ambiente educador que valoriza suas maneiras de participar e interagir, repleto de valores e princípios, da mesma forma em que aguça a curiosidade e desperta o desejo de aprender. 

Entre as estratégias pedagógicas elaboradas na Educação Infantil estão os projetos Experiência das Cores e Que Presente Maravilhoso!. 

A prática pedagógica Experiência das Cores possibilitou que cada criança criasse seu próprio arco-íris. Assim, as educadoras trabalharam diversos conceitos com os estudantes, como, por exemplo, as cores do arco-íris e sua sequência, e, após, orientaram a realização da atividade. Para esta proposta foram necessários dois copos com água, papel-toalha e canetas hidrográficas. Inicialmente, as crianças foram convidadas para pintar um retângulo de cada cor nas pontas do papel toalha, deixando o meio do papel sem nenhuma pintura. Em seguida, deveriam colocar cada ponta dentro de um copo com água. Assim, a “mágica" aconteceu e o arco-íris se formou, pois o papel toalha absorve a água e faz com que as cores se encontrem.

Já a prática Que Presente Maravilhoso! trabalhou a autonomia e o cuidado das crianças com seus materiais escolares. Para a atividade, foi enviado um presente às crianças: um estojo confeccionado em algodão cru. Assim, o pacote foi aberto com a presença das educadoras do Colégio e, após a abertura do presente, o estojo foi caracterizado pelas crianças com desenhos de tinta. A partir ​dessa tarefa, regada de surpresas, criatividade e cores, as crianças puderam expressar as suas emoções e individualidades, exercitando também as habilidades motoras.

Essas práticas são exemplos de atividades lúdicas, criativas e inovadoras dos Laboratórios de Aprendizagem, nos quais as crianças podem explorar, participar, brincar e imaginar para, assim, vivenciarem e desfrutarem de experiências de aprendizagem e construção do protagonismo infantil.

Nos primeiros anos da vida escolar, de 3 a 6 anos, o Colégio valoriza o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças. Nessa fase, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a socialização, a autonomia, a cooperação e a solidariedade. Na Educação Infantil, o Colégio desenvolve projetos pedagógicos com ênfase, sobretudo, nos seguintes pilares: Autoconhecimento; Formação do Leitor; Poesia e Musicalização; Protagonismo Infantil; Investigação Científica; Inserção Lúdica do Alfabeto e Números; e Espaços Pedagógicos. Conheça mais sobre os diferenciais da Educação Infantil no Colégio acessando aqui.​