A partir da proposta de projetos que incentivam a leitura e o protagonismo, a Biblioteca Irmão Daniel oferece aos estudantes um espaço de criatividade e inspiração, proporcionando vivências lúdicas e interativas a partir da mediação de histórias.
Durante o Mês das Crianças de 2022 as educadoras da biblioteca convidaram os estudantes para exercitarem suas habilidades de escrita e criação, através de atividades relacionadas às obras trabalhadas com cada turma. Luíze Biscuby Machado, Assistente de Biblioteca, destaca que neste período as ações da Biblioteca Ir. Daniel “voltaram ainda mais seu enfoque em obras e extrapolações que contemplassem a riqueza que esse período comporta, como uma maneira de valorizar aquilo que nos é tão rico: o lúdico das infâncias e a potência da literatura".
PROJETO: A OUTRA HISTÓRIA DOS CONTOS DE FADAS
Um exemplo de atividade proposta é a mediação teatral do livro “A outra história de Chapeuzinho Vermelho", de Jean-Claude R. Alphen, realizada com as turmas de 4º ano EF de 2022 durante o seu horário semanal na Biblioteca. A obra de Alphen proporciona ao leitor uma reflexão sobre outras possibilidades de finais para a história clássica da Chapeuzinho Vermelho, dessa forma, os estudantes puderam, a partir da mediação, ressignificar uma obra familiar a eles.
“No caso da obra referida, o lobo prontamente questiona a noção da menina de que 'todos foram felizes para sempre', afinal, seu semelhante se dá mal em diversas narrativas como forma de castigo pelas ações erradas que empenha. Será que precisa ser sempre assim?, nos faz pensar. Que outros tipos de dinâmicas os personagens tão conhecidos podem exercer?", explica Luíze, que mediou a atividade.
O livro foi fonte de inspiração para a educadora, que decidiu dar continuidade ao desafio de ressignificação de narrativas através do projeto A outra história dos contos de fadas. Ao refletir sobre a curiosidade e criatividade dos estudantes e a preferência das crianças pelo desenho e a criação de histórias, a educadora convidou as turmas para um desafio: elaborar a sua própria releitura do universo dos contos de fadas em formato de tirinha. Através da ação, os estudantes puderam “exercitar o sentimento de empatia ao imaginarem novas perspectivas sobre histórias já conhecidas", detalha Luíze.
CRIAÇÃO E EXPOSIÇÃO DE TIRINHAS
Além do incentivo à escrita e criação, os estudantes tiveram liberdade para se organizarem como preferissem, trabalhando de forma individual, em duplas ou grupos, e produzindo a quantidade que desejassem de tirinhas. A proposta foi acolhida pelas turmas com entusiasmo, e o único item obrigatório era trazer pelo menos um elemento dos contos de fadas. O resultado dos trabalhos virou exposição durante a última semana do mês de outubro de 2022, no Pátio do Aquário do Colégio.

A CONSTRUÇÃO DO LIVRO DE TIRINHAS
Surpresa e encantada com o talento dos estudantes, Luíze teve a ideia de transformar o projeto em um livro de tirinhas, de forma que as produções das turmas fizessem parte do acervo da Biblioteca, inspirando outros leitores a criarem suas próprias tirinhas. Para captar a essência da obra, a educadora convidou o estudante Pedro Henrique Aires da Silva, que atualmente está na turma 54, para fazer a ilustração da capa. O livro A outra história dos contos de fadas foi entregue na última semana de aula em 2022, como um presente e um agradecimento aos autores, que se encaminhavam para as férias.
A respeito do resultado, Luíze comenta: “Ficou incrível. Sou muito grata às muitas mãos que me auxiliaram na empreitada que foi dar vez e voz para os estudantes que atendo semanalmente. E, de alguma forma, sinto que esse é só o início para o futuro desses nossos contadores de histórias. Contem comigo."
O desafio de ressignificação de histórias proporcionou aos estudantes uma experiência única de serem autores de uma história, de desenvolverem um olhar mais atento para as obras literárias que fazem parte de suas bagagens de leitura. As crianças puderam, através da imaginação, transformar a história de personagens já conhecidos. Para fazer a leitura do e-book de tirinhas basta acessar o PDF abaixo:
A outra história dos contos de fadas - Anos Iniciais.pdf
Semelhante à proposta deste projeto, a educadora Carla Daiane Alfonso, Bibliotecária do Colégio, relata que em 2023 muitas ações serão desenvolvidas com as turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio. Entre atividades de adivinhações, leitura nos intervalos e diálogos sobre livros que viraram séries, as atividades da biblioteca para este ano prometem encantar a comunidade educativa, através do incentivo à leitura e da contribuição para a formação integral dos estudantes.