Entre os projetos propostos até então, destacam-se o das datas comemorativas (como o St. Patrick’s Day), o das cores (primárias e secundárias), o das letras do alfabeto e o dos sons, que proporcionam experiências de brincadeiras, de pronúncias de vocábulos e de conhecimento da cultura. Para Rita, “Essa é a proposta, fazer o ensino da língua estrangeira acontecer de forma lúdica, alegre, com motivação, com muita alegria”. Essa metodologia também traz uma leveza para o cotidiano dos estudantes, que exploram e utilizam diferentes espaços do Colégio, como o Ateliê de Artes e os Laboratórios. Para a professora, a diversidade de ambientes para a realização das atividades “favorece o estímulo às habilidades que eles já têm”, isso tem como resultado um retorno mais rápido na apropriação do conteúdo e na construção do conhecimento.
No contexto da aprendizagem em Inglês das cores, muito mais do que aprender a escrita e pronúncia, os estudantes vivenciaram na prática, no Laboratório de Ciências o processo científico da formação das cores
A proposta +Anos Iniciais é vista como favorável por Rita, pois é possível “realmente chegar nos alunos e desenvolver as habilidades de cada um deles”, afirma a professora. Outro aspecto positivo apontado por ela é o aumento do tempo disponível para os estudantes falarem, se expressarem e exercitarem o seu Inglês, bem como a disposição de mais tempo para perguntas e respostas. Através das atividades desenvolvidas nesse espaço de tempo, a professora comenta que os estudantes “vão realmente experimentar todas as propostas da língua e vivenciar isso faz com que eles compreendam melhor o uso da língua, assimilem melhor os vocábulos”.
Ana Julia, estudante do 5º ano dos Anos Iniciais do EF, relatou que as atividades que mais lhe agradam são as voltadas para a cultura e para o aprendizado de continentes, estados, países e municípios. Em seu depoimento, Ana compartilhou suas expectativas para 2022: “Falar fluentemente em Inglês, aprender, compreender e fazer novas amizades!”.
Com a combinação de diferentes metodologias de ensino e a motivação para a participação ativa nas aulas, os estudantes estão inseridos em um espaço de aprendizagem que possibilita a concretização das expectativas que Ana Julia espera para o seu ano letivo.
Neste sentido, a ampliação da carga horária no currículo escolar de 1º a 5º ano favorece o aprendizado da Língua Inglesa desde o início da trajetória escolar do Ensino Fundamental, conhecimento básico no mundo globalizado que vivemos, mas também amplia as possibilidades de desenvolvimento integral dos estudantes, em habilidades nas quatro áreas do conhecimento, preparando nossos jovens protagonistas para a construção de seus projetos de vida.
Saiba mais sobre outros diferenciais para este nível de ensino, acessando aqui:
É tempo de ser marista!