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Novo ano, salas novas: confira as melhorias nas salas da Educação Infantil e 1º Anos EF

27/02/2023
Institucional
Estudantes iniciaram o ano letivo com novidades em seus espaços pedagógicos

​​Os estudantes da Educação Infantil e dos 1º anos do Ensino Fundamental retornaram às aulas em 2023 com novidades. As salas de aula dessas turmas passaram por reformas em sua infraestrutura e também ganharam novos mobiliários e materiais pedagógicos. Além disso, a partir deste ano, o ensino da Língua Inglesa começa a integrar também o currículo do Nível 1 da Educação Infantil como componente especializado (antes trabalhado a partir do Nível 2), estimulando a oralidade e a musicalização em inglês, para além da sala de aula formal.

As novas salas da Educação Infantil

As melhorias são pertinentes, ricas em intencionalidade, pois seguem a proposta pedagógica e o jeito marista de ser e educar, potencializando espaços que valorizam e ampliam o cuidado e o desenvolvimento das crianças para uma melhor construção do seu repertório de significados, contribuindo na sua socialização, autonomia, cooperação e solidariedade.

A coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Anos Iniciais no Colégio, Clarissa Cáceres, explica que “os novos mobiliários seguem uma paleta neutra de cores, pois acreditamos que o dá vida e traz um colorido vibrante para os ambientes são as crianças e a utilização que elas fazem dos materiais disponíveis nas salas." Segundo ela, as novidades também evidenciam o forte incentivo ao desenvolvimento artístico e imaginário das crianças, ou seja, ao faz de conta que é parte importante da construção de sentidos e que contribui na formação cognitiva das crianças e na sua compreensão do real. Tais questões estão presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que defende o direito dos estudantes da Educação Infantil de expressarem - como sujeitos criativos, dialógicos e sensíveis - suas emoções, necessidades, dúvidas, sentimentos, descobertas, hipóteses, questionamentos e opiniões, por meio de diferentes linguagens.

Cores neutras.jpg Tintas.jpg

Alguns dos principais mobiliários novos são:

- Tablado que pode ser utilizado como palco ou painel, para utilização em situações artísticas como apresentações e exposições, se apresentando como um material sustentável;

- Arquibancadas para a formação de um anfiteatro, que lembram  os espetáculos na Grécia e Roma antigas, para que as crianças expressem sua criatividade e veia artística através de gêneros do teatro;

- Triângulo espelhado, onde as crianças podem explorar as possibilidades de imagens formadas a partir de cada um, para trabalhar as dimensões do “eu, o outro, e o nós", com exercícios que ajudam no autoconhecimento, com base nas percecpções de rostos e corpos diferentes e em mudança constante;

- Carrinhos móveis para a disposição de materiais educativos (lápiz, canetas, gizes, tintas, brilhos, etc.) que, com o auxílio das crianças, podem ser organizados/separados por paletas de cores, para o aprendizado das suas diferentes tonalidades (cores primárias e secundárias, tons quentes e frios, etc.).

Além disso, investimos em outras peças que irão aprimorar o aprendizado dos estudantes nos diferentes Campos de Experiência da Educação Infantil, fazendo com que as crianças extrapolem as antigas possibilidades e abram um leque de novos usos cotidianos em sala de aula e fora dela", complementa Clarissa. Entre esses materiais citamos: tatame náutico, caixa de luzes, tanque d'água, caixa de espelhos e arara de fantasias.

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Tais melhorias nas salas de aula estão também alinhadas à compreensão da sala como ambiente que educa, onde o incentivo à construção do conhecimento está onipresente em cada detalhe - em cada configuração do espaço, em cada objeto - para ser vivenciado pelas crianças em seu processo de descobertas.

Desta forma, “seguimos investindo, agora com os novos mobiliários, nos potentes territórios de aprendizagens, com os quais trabalhamos em nossa proposta curricular, que são instalações lúdicas construídas em sala de aula com a participação ativa e protagonista das crianças, como resposta aos seus principais questionamentos e curiosidades", detalha a coordenadora pedagógica. Clarissa explica que as turmas criam o território da praia e das nuvens para familiarização com o ciclo da água e formação das chuvas; ou o território da floresta para familiarização com a temática da ecologia, por exemplo. “Assim, os territórios proporcionam de fato, um aprender brincando, facilitando a assimilação de conceitos e um aprendizado prazeroso e feliz."

As novas salas dos 1º anos do Ensino Fundamental

As salas de aula dos 1º anos EF também estão reformadas. A nova organização e mobília também segue a premissa das cores neutras, e tem o objetivo de contribuir para o acolhimento dos estudantes nesta fase de transição da Educação Infantil ao Ensino Fundamental e seus novos desafios acadêmicos. “Trouxemos elementos dos territórios de aprendizagens, mas também já inserimos mobílias da sala de aula tradicional, mas ainda priorizando o coletivo, com mesas de quatro a oito estudantes, por exemplo", explica a coordenadora pedagógica.

Com as melhorias, os espaços possibilitam ainda mais o uso de metodologias ativas, com lousas e carrinhos ​móveis, trazendo dinamismo para as atividades. Além disso, outra novidade para o ano é a adoção dos carrinhos ​de Matemática, compostos por 45 jogos educativos, que estimulam e complementam a aprendizagem da área das Ciências Exatas presente em livros de contos/histórias, método que fortalece o ensino acadêmico em consonância com o brincar, desenvolvendo diferentes habilidades.

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Continuidade e transição gradual nos Anos Iniciais

Além deste cuidado com os mobiliários e com a configuração das salas de aula, outras iniciativas são destaque no Colégio para acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes da Educação Infantil aos Anos Iniciais, garantindo os avanços acadêmicos mas também o bem-estar da criança e a sua formação integral.

Assim, para que o encantamento da Educação Infantil esteja presente até o final dos Anos Iniciais, os estudantes desfrutam até o 5º ano da Sala Brincante, que também está passando por um processo de melhorias, com territórios em maior escala, para um aprendizado lúdico e participativo. Esse espaço serve como apoio para as necessidades que surgem durante o ano letivo e para o desenvolvimento de projetos pedagógicos. Além disso, outra iniciativa é o trabalho lúdico com mascotes e personagens da literatura, adaptados ao processo de aprendizagem de cada nível de ensino do 1º ao 5º ano EF. Um exemplo é o projeto Amigo Beto, que tem como objetivo despertar o interesse pelo sistema de escrita alfabético e desenvolver as habilidades de leitura e escrita no 1º ano do Ensino Fundamental e a Letrícia, boneca que acompanha os estudantes na descoberta da letra cursiva no 2º ano do Ensino Fundamental.

Confira algumas das novidades nos registros a seguir: ​

Galeria

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