Navegar para Cima

Notícias

Colégio tem 23 trabalhos selecionados para a I Mostra Científica do Planetário da UFRGS

18/10/2021
Cultura
Para a Mostra os estudantes do 4º ano EF foram desafiados a produzirem ilustrações a partir do tema “Astronomia: um portal para o mundo da ciência”

​​O Colégio Marista Santa Maria teve 23 trabalhos selecionados na I Mostra Científica do Planetário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o que corresponde ao total de inscrições realizadas. Para a Mostra, que reúne produções de todo Estado, selecionadas pelo Planetário, os estudantes do 4º ano, das Turmas 42 e 41, elaboraram ilustrações sobre o tema Astronomia: um portal para o mundo da ciência.

A educadora Marina Finatto, que mediou a produção através dos trabalhos desenvolvidos pela Biblioteca, explica que a ideia da participação dos estudantes do 4º ano surgiu a partir do projeto Os meninos dos Planetas no contexto do qual foi realizada a mediação de leitura dos livros da série do escritor e ilustrador Ziraldo. “O projeto culminou com uma visita virtual ao Planetário da UFSM, momento em que foi possível aproximar os estudantes ainda mais dos temas da Astronomia", conta. Complementando esta atividade, a educadora explica que a Mostra Científica do Planetário da UFRGS, constituiu mais uma oportunidade para que os estudantes extrapolassem a leitura e vivenciassem esta ponte entre ficção e as descobertas e os avanços científicos do campo astronômico.

“Nas ilustrações produzidas pelos estudantes, podemos observar o quanto eles procuraram expressar os conhecimentos adquiridos de forma única, ou seja, cada um representou o que mais o marcou ou o que mais o admira e o comove dentro da temática. Isso demonstra o quanto as histórias e todas as informações a que eles tiveram acesso são interpretadas de diversas formas e dar a oportunidade para que expressem isso é extremamente relevante para a sua formação como leitores, mas também como cidadãos", complementa Marina.

​A Mostra Virtual estará disponível no período de 18 a 22 de outubro de 2021, com os trabalhos sendo exibidos nas redes sociais do Planetário. Acompanhe através dos links a seguir:

Instagram: @planetarioufrgs

Facebook: planetarioufrgs

Além disso, todos os trabalhos da Mostra 2021 ficarão disponíveis na íntegra no site do Planetário após a realização do evento, em lançamento que será divulgado pelo

Premiação

Todos os participantes serão contemplados com um ingresso para uma sessão do Planetário da UFRGS, virtual ou presencial, quando for possível, a depender da agenda do Planetário. No dia 27/10 também acontecerá uma sessão especial de apresentação dos trabalhos destaque.

Sobre a I Mostra Científica do Planetário da UFRGS

De acordo com o site, a I Mostra Científica do Planetário busca desafiar os participantes a refletirem sobre as relações entre ciência, cultura e arte. O evento divide-se em duas categorias: Mostra Infantil e Mostra Jovem. Na primeira, na qual os trabalhos do Colégio foram inscritos, participam crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Cada modalidade selecionou 50 trabalhos produzidos por estudantes de todo Estado.

Trabalhos selecionados

Confira a seguir, a lista de trabalhos produzidos por nossos estudantes do 4º ano, selecionados para I Mostra Científica do Planetário da UFRGS

A constelação - Julia Bortolas Perussolo

A little of solar system - Helena Pötter Guthei

A Lua incrível - Alonso Henrique Schwederski

Astrogato - Elis Schreiner Trindade

Astronauta brasileiro - Manuella Beust

Coelho no espaço sideral - Anita Maciel Gonçalves

Entre as estrelas - Miguel Saling Kruel

Espaço da Ana - Ana Julia Rodrigues Godinho

Espaço sideral - Vitória Jaureguy Rossés

Eu no espaço - Bento Pimenta Corrêa Soares

Expedição lunar para evolução - Maisa da Trindade Brasil

Grande universo - Jordana Wypyszynski Sperandio

Homem chegando a Lua - Lucas Dall Agnol

Nascer do sol na estação espacial - Guilherme Rigon Fontena

Noite estrelada - Anita do Amparo Carotta Pereira

O sol e o planeta Terra - Solano Augusto Schwederski

Os meninos dos Planetas - Guilherme Etcheverria Monteiro

Planetas juntos - Greta Martins Bastos Schneider

Poluição na Terra - Miguel Rodrigues de Medeiros

Primeiro gato na Lua - Antônia da Costa Lorenzon

Sol tóxico - Gabriel Fredrich Schwendler

The Sun - Maria Julia Siqueira Rodrigues

Na Lua – Luiza da Costa Pontes