Navegar para Cima

Notícias

Mostra de trailers em drive-in exibe produções dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental

02/12/2020
Projetos
Produções audiovisuais foram produzidas a partir da releitura de contos literários

​​​Através do projeto Festival Marista de Curtas, realizado desde 2017, os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental são desafiados a produzirem curtas-metragens (filmes de pequena duração) baseados em textos da literatura brasileira e estrangeira,  envolvendo-se em todo processo, desde a construção do roteiro, a captação em vídeo das cenas, a atuação, figurino e cenografia, até a edição dos vídeos.

​A atividade é a culminância da sequência didática da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e propõe ao estudante problematizar a realidade e nela provocar intervenções, utilizando os recursos da arte e da dramaturgia como instrumento de reflexão sobre assuntos do cotidiano dos estudantes, como destaca a educadora Maria Goreti Cortês Mendonça. “O projeto tem foco na interdisciplinaridade e auxilia os jovens alunos nas diferentes áreas do conhecimento".

Em 2020, já na sua 4ª edição, devido à necessidade de distanciamento físico entre os estudantes e educadores, o projeto teve que se reinventar, e ao invés de curtas, os estudantes foram desafiados a produzirem um outro gênero: os trailers.

Como explica a educadora Lisiane Bonilla, a busca de novos recursos e habilidades coletivas e até mesmo individuais se fizeram presentes no momento da criação dessa nova roupagem do projeto. Diante das diferentes linguagens e recursos expressivos como instrumentos de reflexão sobre o tema abordado de seu conto, os estudantes tiveram que se desafiar e adequar o processo de criação em um novo espaço/tempo virtual.

“A partir dos contos escolhidos, outros olhares foram fontes de inspiração para a adaptação do curta-metragem. Acompanhar esse processo foi uma oportunidade para os educandos aprenderem as diferenças entre as duas linguagens, textual e audiovisual, e compreenderem como ambas podem ser utilizadas para a construção do conhecimento", destaca Lisiane.

Para Maria Goreti, a atividade também contribui no desenvolvimento de habilidades de colaboração, empatia, inventividade e domínio de recursos tecnológicos. “Através dos desafios enfrentados, os estudantes passaram pelo processo de amadurecimento e construção da autonomia para buscar soluções adequadas para a realização de sua produção artística, em versões através de trailers."

Na edição deste ano do projeto foram produzidos 21 trailers que foram exibidos à comunidade educativa na quinta-feira, 3/12, às 20h, no Estacionamento do Colégio, em formato de drive-in.

Confira a seguir, as produções desenvolvidas pelos estudantes:

 



Produções da Turma 91


1ª Trailer: O significado

Conto: Plebiscito

Integrantes do grupo: Ana Carolina Souza de Souza, Isabelle Faraj Olszewski, Júlia de Bastos Záchia, Julia Medeiros Francesquett, Júlia Rechia Voltolini.

2ª Trailer: Paulino e Roberto I

Conto: Paulino e Roberto I

Integrantes do grupo: Flávia Bigolin de Souza, Geovanna Wäechter da Silva, Julia Daudt Mansilha, Manuella Acosta Jablonski, Maria Luiza de Menezes Peraçoni.

3ª Trailer: O doido

Conto: O doido

Integrantes do grupo: Bernardo Binato, Gabriel Medina Souto, Luís Antônio Porto Fogliarini, Lorenzo Lorensini Palharini, Lorenzo Pitthan Naujorks.


Produções da Turma 92


​1ª Trailer: Black I

Conto: Black I

Integrantes do grupo:  Antônio Hermindo Mota Fração, Helena Kusbick Volpato, Júlia Missau Lopes, Sofia Souza Silva

2ª Trailer: Argos

Conto: Argos

Integrantes do grupo: Pedro Henrique Haygert Velho, Raí Rademacher de Melo.

​3ª Trailer: Vingança

Conto: Vingança

Integrantes do grupo: Anna Julya Paganotto, Anthônia Bellochio Goulart, Cecília Bellochio Goulart, James Preto da Silveira Gressler, Marthina De David Antônio Sperandio.

4ª Trailer: Black II

Conto: Black II

Integrantes do grupo: Felipe Pitthan Barcelos, Guilherme De Bortoli van der Ham, Lucas Salvini Bertol, Otávio Augusto Kroth Reitzer.

​5ª Trailer: Plebiscito I

Conto: Plebiscito I

Integrantes do grupo: Eliza Bitencourt de Lima, Júlia Rampelotto de Freitas, Lucas Lagranha Naujorks, Lucca de Souza Vontobel, Stela Spessatto Steckel.

6ª Trailer: Confissão de uma noiva I

Conto: Confissão de uma noiva I

Integrantes do grupo: Amanda Dala Rosa Uhr dos Santos, Gabriele Silveira Bortolotti Moraes, Lara Viegas Leviski, Natália Antoniazzi de Oliveira, Vinicio de Oliveira Cezne.

7ª Trailer: Confissão de uma noiva IV

Conto: Confissão de uma noiva IV

Integrantes do grupo: Martina Förster Xavier.

8ª Trailer: Plebiscito II

Conto: Plebiscito II

Integrantes do grupo: Giulia Rohde da Silva. ​

Produções da Turma 93


​1ª Trailer: Correio de além-túmulo

Conto: Correio de além-túmulo

Integrantes do grupo: Caroline da Silva Niederaurer, Lucas Winckler Lenz de Macedo, Luna Carrion Bernardi Kurtz, Theo Koelzer Pozzobon.

2ª Trailer: Black III

Conto: Black III

Integrantes do grupo: Miguel Fagundes da Conceição, Pedro Freitas Garbosa, Pietro Lorensini Palharini.

3ª Trailer: Confissão de uma noiva II

Conto: Confissão de uma noiva II

Integrantes do grupo: Cecília Brisola Teixeira da Cunha, Lara Hecht Urach, Maria Clara Saccol da Costa, Sophia Beck Zeilmann, Tiffany Fukami Yamamoto.

4ª Trailer: Confidências

Conto: Confidências

Integrantes do grupo: Eduarda Beque Nicola, Serena Oliveira da Silva.

​5ª Trailer: A Ritinha

Conto: A Ritinha

Integrantes do grupo: Amanda Bortolas Rigo, Maria Eduarda Teixeira Moraes, Sophia Lavall Segatto, Erica Tronco do Canto.

​6ª Trailer: O marido, a mulher e o outro

Conto: O marido, a mulher e o outro

Integrantes do grupo: Arthur Jobim e Silva, João Gabriel Koelzer Eskenazi, João Luiz Mousquer Ethur.

​7ª Trailer: Uma noite em Lisboa

Conto: Uma noite em Petrópolis

Integrantes do grupo: Bernardo Beltrame Rosa.

8ª Trailer: A dívida II

Conto: A dívida II

Integrantes do grupo: Guilherme Hayashi Durigon, Miguel Fagundes da Conceição, Victor Lima Schirmer Silveira.

9ª Trailer: Paulino e Roberto II

Conto: Paulino e Roberto II

Integrantes do grupo: Ana Maria de Mello Norberto Duarte, Clara Jobim Hollerbach.

10ª Trailer: Confissão de uma noiva III

Conto: Confissão de uma noiva III

Integrantes do grupo: Amanda Cabreira Najar, Ana Clara Ruviaro Palma, Giullia Gonçalves de Almeida.