Navegar para Cima

Notícias

Mostra Marista de Iniciação Científica consolida pesquisas realizadas pelos nossos estudantes

10/11/2021
Iniciação Científica
Realizado em formato online, evento reuniu mais de 500 participantes do 6º ano EF ao Ensino Médio.

​No dia 5/11, mais de 500 estudantes dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista estiveram reunidos virtualmente para a Mostra Marista de Iniciação Científica. Voltado para alunos do 6º ano EF ao Ensino Médio, o evento tem o objetivo de propor momentos de partilhas de aprendizagens sobre Investigação Científica, promovendo espaços para a apresentação de trabalhos científicos produzidos pelos alunos. Além de contribuir para a formação de estudantes, potencializar a pesquisa e o uso de metodologias científicas nas quatro áreas do conhecimento – Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias –, a Mostra também oportuniza trocas entre estudante e educador orientador.

A Mostra Marista de Iniciação Científica é promovida desde 2016, e tradicionalmente ocorre na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Devido à pandemia de Covid-19, a edição deste ano foi realizada via plataforma Teams, com os trabalhos sendo apresentados em salas de videoconferência.  Estudantes, orientadores e mediadores também tiveram acesso a um canal online que reuniu todas as informações relativas ao encontro, como submissão dos trabalhos, materiais de apoio e cronograma. Para Patrícia Saldanha, supervisora de bibliotecas dos Colégios da Rede Marista e integrante da comissão organizadora do evento, a experiência foi muito rica. “Obviamente as atividades presenciais constituem dinâmicas diferentes, mas a participação dos estudantes e professores, bem como as sistematizações das apresentações, foram muito efetivas", conta.

A importância da iniciação científica

O incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento de habilidades importantes para as atividades acadêmicas é uma das premissas do nosso jeito de educar. Desde cedo, os estudantes são motivados a visualizar a teoria na prática, preparando-se para o universo acadêmico através da participação em eventos e publicações de trabalho. Os projetos promovem a expansão do pensamento crítico, a reflexão e a criatividade dos alunos a partir da formulação de questionamentos, coleta de dados, argumentação e do aprofundamento de informações.

A Mostra Marista de Iniciação Científica é a consolidação dessa prática. O evento viabiliza projetos e pesquisas que já ocorrem nas unidades, materializando o olhar da nossa instituição para a iniciação científica na Educação Básica. “Outro ponto que destaco é a nossa potência enquanto Rede, pois propormos espaços de trocas e partilhas que permitem que estudantes e educadores conheçam diferentes experiências, contextos e realidades", pontua Patrícia. A coordenadora pedagógica de Anos Finais e Ensino Médio do Colégio, Carla Borba, concorda. Para ela, a Mostra é uma oportunidade de aprendizado acadêmico e cultural para os jovens pesquisadores, "uma vivência que potencializa e amplia seus olhares sobre a importância da pesquisa em sua formação e sobre os sentidos do conhecimento", complementa Carla.

Entre as pesquisas apresentadas no evento científico pelos nossos estudantes, estão: ​

Telha ecológica: projeto propõe a produção de telhas para serem usadas nos lares de comunidades carentes em Santa Maria, tendo como matéria-prima a reutilização de resíduos sólidos de papel (como panfletos de supermercados) que seriam descartados no lixo e, posteriormente, no meio ambiente.

Sustentágua: o projeto desenvolve uma alternativa sustentável para o tratamento/purificação das águas, utilizando, por exemplo, a erva-mate como matéria-prima do composto orgânico, denominado de sustentágua.

Bergacida: nesta pesquisa, os jovens pesquisadores produziram um inseticida natural a base de extratos de bergamota para combater o mosquito da dengue. O objetivo é sintetizar um composto que elimine o mosquito aedes aegypti ainda enquanto larva e que possa estar disponível em recipientes produzidos de materiais reciclados em pontos estratégicos da cidade.

Ecovisão: propõe a produção e instalação nas travessias urbanas de Santa Maria de placas de sinalização para pessoas com deficiência visual, confeccionadas com materiais sustentáveis - reciclando a matéria-prima - como as tampinhas de garrafas pet.

​​Mindset - Qual habilidade preciso desenvolver:  desenvolvido por estudantes do Ensino Médio, o estudo busca produzir um mapeamento com  estudantes do Colégio com base no conceito de Mindset. 

Um breve comparativo dos efeitos sociais da pandemia de 1918 e a de 2020: desenvolvida pelos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, a pesquisa objetiva relacionar as ações sanitárias no combate a pandemia de 1918 e de 2020, destacando seus efeitos à sociedade brasileira e promovendo reflexões plurais sobre este cenário. ​​​