Navegar para Cima

Notícias

Estudantes preparam intervenção afetiva em lares de idosos de Santa Maria

16/07/2021
Comunidade
Homenagem será realizada no Dia do Avós no Lar das Vovozinhas e Lar Vila Itagiba

Comprometido com o desenvolvimento social e cultural da sua comunidade e com a formação integral de crianças e jovens através da educação, o Colégio realizará, na semana do Dia dos Avós, 26/7, uma intervenção artística e solidária em alusão ao Dia dos Avós no Lar das Vovozinhas e Lar Vila Itagiba. A atividade vai homenagear cerca de 200 idosos e idosas que vivem em tais instituições assistenciais santa-marienses.

ação dos avós - 3.JPG

Para a ação, estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio, com a orientação das educadoras de Arte, Maria Goreti Cortês e Ana Cláudia Barin, produziram cartões em formato de coração com desenhos e mensagens afetivas personalizadas para cada morador (a) dos lares. Estas produções serão fixadas em jabuticabeiras, entregues neste dia às instituições, em uma metáfora aos frutos da árvore, para que os (as) avós, neste dia tão simbólico, possam, literalmente “colher" amor e vivenciar um momento sensível de acolhida, valorização, lembrança e construção afetiva. Por isso também, a ação traz o título conotativo de Árvore da Felicidade. Além disso, os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental também prepararam, na aula de Educação Musical, chocalhos para entregar aos vovôs e vovós.​​

Em Santa Maria há 74 anos, o Lar das Vovozinhas contribui para um envelhecimento mais saudável das mulheres, proporcionando bem-estar físico, mental e social com amparo clínico e psicológico. É o segundo maior lar de idosas do Brasil. O Lar Vila Itagiba é referência na região central no atendimento ao idoso do gênero masculino, em situação de vulnerabilidade social.

Com o apoio da Floricultura Modelo, a árvore frutífera, além de ornamentar a intervenção artística, será entregue como presente ao Lar das Vovozinhas e ao Lar Vila Itagiba, para que possa ser plantada nestes respectivos espaços e seus frutos consumidos futuramente pela comunidade que ali reside. 

Além deste apoio, a ação conta com a parceria da Associação de Pais e Mestres e do Grêmio Estudantil do Colégio, do Shopping Praça Nova, da Solar Administração de Condomínios, da Gráfica Universitária e da Cimaco Comércio de Materiais de Construção. Também colaboraram a Companhia de Palhaços Clowcando e o videomaker Marcos Oliveira.​

Além da intervenção com a Árvore da Felicidade, outra parte da ação será entregar aos cerca de 200 idosos e idosas, mantas de soft, para aquecer seu inverno com um calor afetivo, repleto de cuidado, esperança e criatividade.

mantas.JPG

A homenagem faz parte também das ações de comunicação e relacionamento que o Colégio realiza com a comunidade, criada a partir das experiências com o projeto Santa Maria: em nosso nome e no nosso coração, desenvolvido anualmente pelo Colégio no aniversário de Santa Maria.​

Confira também a matéria sobre a ação produzida pelo Diário de Santa Maria​ e no vídeo a seguir a cobertura completa da iniciativa: