Navegar para Cima

Notícias

Novidades no Turno Integral

13/06/2019
Inovação
Colégio assume as atividades que eram realizadas pelo Challenger School.

​​Na próxima segunda-feira, 17/6, o Colégio Marista Santa Maria estará assumindo toda a operação que envolve a oferta de Turno Integral.

Em comum acordo com a Challenger Brasil, optamos por antecipar o término de nosso contrato, previsto para o final de 2019. Desta forma, a partir da data referida, nosso serviço passa a ser chamado de Turno Integral Marista.

Nosso objetivo com este movimento, além de manter as principais características do serviço oferecido até agora como, por exemplo, a oferta da Língua Inglesa como língua base das atividades, é qualificar o Turno Integral, aportando nele mais recursos humanos e materiais no acompanhamento e no desenvolvimento das atividades.

Desta forma algumas informações relevantes são fundamentais neste momento, a saber:

Equipe: após uma longa avaliação consolidamos a permanência da quase totalidade da equipe original, excetuando os casos onde a contratação do profissional não foi possível. As pessoas de referência estão mantidas, minimizando os impactos na rotina dos estudantes;

​​Atividades: foram necessárias algumas adaptações nas grades de horários das turmas, entretanto buscamos manter a estrutura básica realizada até o momento;

Apoio: com a incorporação do serviço por parte do Colégio, toda a nossa estrutura de apoio e coordenação passa a atuar de forma mais efetiva no acompanhamento do Turno Integral. Estas atividades estão centralizadas na equipe de Educação Infantil e Anos Iniciais. A pessoa de referência para as famílias no turno da manhã será a Auxiliar de Coordenação de Turno, Silvia Nazari;

Administrativo: da mesma forma, todas as questões administrativas ligadas ao Turno Integral como: matrículas, pagamentos, trocas e cancelamentos passam a ser resolvidas em nosso Setor Administrativo (Tesouraria).

Sobre os pagamentos das mensalidades do Turno Integral, informamos que serão respeitados os valores e prazos ajustados com o Challenger School, apenas passando a ser emitido boleto do Colégio com os valores devidos. Os vencimentos serão sempre programados para o dia 8 de cada mês, a partir do dia 8 de julho. As famílias que possuem negociações diferenciadas devem procurar nosso setor Administrativo para os devidos ajustes.​

Sobre o Turno Integral

O Turno Integral realiza a imersão no aprendizado da Língua Inglesa de forma interdisciplinar, através de vivências práticas  envolvendo arte, gastronomia, jogos, criatividade, música, dança, teatro, entre outras abordagens​. O projeto atende estudantes no turno inverso das aulas​ desde o Nível 1 da Educação Infantil até o 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio.​ Os estudantes do Turno Integral contam também, diariamente, com almoço servido pela Cantina do Colégio. O cardápio ​ é elaborado com acompanhamento da nutricionista Cassiana Della Pace. ​

​Grade de Horários Turno Integral Marista

Confira AQUI a nova grade de horários das atividades do Turno Integral.


Educação marista

​Educar bem para o bem. Assim é a educação marista traduzida na prática, todos os dias. Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a preparação acadêmica à formação de valores humano-cristãos, ao cuidado com a vida e o meio ambiente, ao despertar de talentos e a diferentes jeitos de aprender.

Em nossa proposta pedagógica, os educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões.

Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornar-se consciente e solidário, exercer a cidadania, enfrentar desafios, e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.

Sobre a nossa proposta pedagógica

A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.

A metodologia implementada fomenta a expressão pessoal dos estudantes através de projetos de trabalho, os quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.

O estudante, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, a escola representa um espaço de excelência acadêmica, mas também de construção de projeto de vida.

Sobre a Rede Marista

A missão de promover a vida é construída diariamente graças ao esforço compartilhado de mais de 10 mil Irmãos Maristas e colaboradores. Estar em rede é uma das nossas forças enquanto instituição, e essencial para dar continuidade à uma obra permeada por valores, pelo cuidado e pela fé em um mundo mais fraterno.

Estamos presentes em 23 cidades – 17 no Rio Grande do Sul, cinco na Região Amazônica e em Brasília. Levamos adiante o compromisso de evangelizar por meio de 18 Colégios, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Hospital São Lucas. Somos também oito Escolas Sociais Gratuitas, nove Centro Sociais, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e presença missionária e pastoral em diversos municípios. Temos mais de 47 mil estudantes e educandos. Na área da Saúde, realizamos uma média de 280 mil atendimentos e 47 mil procedimentos por ano.  

Somos a Rede Marista. Estamos presentes onde a missão se faz necessária, de Sul a Norte do país.​​​​​