Navegar para Cima

Notícias

Novo Ensino Médio Marista: proposta pedagógica é apresentada aos estudantes e famílias do 9º ano

16/09/2021
Educação
A partir das mudanças curriculares propostas pela Lei 13.415/2017, os estudantes terão espaços curriculares flexíveis e diversificados que contribuirão ainda mais  para a construção de seus projetos de vida

​​A partir de 2022, o Ensino Médio do Colégio Marista Santa Maria contará com uma nova proposta curricular, seguindo as determinações da Lei 13.415/2017, que prevê mudanças para esse nível de ensino em instituições públicas e privadas de educação brasileiras. As mudanças curriculares serão implementadas de forma gradativa, sendo vivenciadas em 2022 pelos estudantes que atualmente cursam o 9º ano do Ensino Fundamental. Por isso, na quinta-feira, 15/9, o projeto foi apresentado aos estudantes e famílias deste nível de ensino, em um momento de diálogo, trocas de conhecimento, interação e construção coletiva. Confira galeria de fotos a seguir.

Planejada e construída desde 2018 em um processo contínuo, dialógico e participativo por profissionais de diferentes especialidades da Rede Marista, educadores, pautados pelos subsídios vindos a partir da escuta ativa de estudantes, a proposta alinha a premissa da Instituição de contemplar excelência acadêmica à formação em valores, reunindo conteúdos pedagógicos e as necessidades dos jovens. As mudanças curriculares direcionam e desafiam as instituições a pensarem em uma proposta educativa voltada a auxiliar o estudante na construção de seu projeto de vida, o que já constitui um diferencial histórico da educação marista e que será ainda mais potencializado com a reforma do Ensino Médio.

Com essa implementação, além de estudar as quatro áreas do conhecimento – Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza –, os estudantes poderão escolher percursos com os quais mais se identificam, fomentando o protagonismo juvenil e conectando os saberes com as suas realidades. O currículo do Ensino Médio Marista será composto por duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos.

A Formação Geral Básica consiste na aprendizagem essencial das quatro áreas do conhecimento. Dessa forma, assegura um processo de formação integral e a aquisição de conhecimentos compartilhados pelos diferentes perfis dos jovens, relacionando competências e habilidades com a diversidade de saberes e pontos de vista. Já os Itinerários Formativos são estruturados a partir da combinação de áreas integradas ou de uma área específica, possibilitando a aquisição de saberes compartilhados e o desenvolvimento de competências e habilidades pelos diferentes perfis de estudantes, em espaço que propicia a criatividade, a curiosidade e o espírito crítico por meio de metodologias diversificadas.

Na proposta pedagógica marista, os Itinerários Formativos serão ofertados em duas dimensões: Núcleos de Aprofundamento, nos quais o estudante terá a oportunidade de aprofundar e ampliar seus estudos nas quatro áreas do conhecimento a partir da problematização e aplicação dos conceitos trabalhados por meio de práticas pedagógicas diversificadas, como oficinas, seminários, laboratórios e projetos, entre outros; e pelos Percursos Investigativos Optativos, dimensão que convida os estudantes a concretizarem suas escolhas e projetos de vida por meio de formações optativas com temáticas que despertam seus interesses. É um momento de construção colaborativa do conhecimento a partir das experiências prévias dos estudantes. Dessa forma, apresentam-se temáticas elaboradas para despertar o interesse nos estudantes, a partir de quatro possibilidades de percursos:  Ciências da Saúde e da VidaCultura DigitalEducação Financeira Processos Criativos em Múltiplas Linguagens

Além dessas inovações, o Novo Ensino Médio permanece com práticas bem-sucedidas da tradição educacional marista que, há mais de dois séculos, atua para a formação integral de sujeitos comprometidos com a sociedade atual e futura. Ainda, o Ensino Médio do Colégio conta com programa de orientação profissional, metodologias e espaços inovadores de aprendizagem, desenvolvimento de projetos de iniciação científica e as equipes esportivas


​​

 Galeria

​​​