No dia 4 de novembro, as turmas do 1º ano do Novo Ensino Médio Marista fizeram uma viagem formativa, de estudos e vivências, até o Parque Witeck, no município de Novo Cabrais/RS, para uma manhã junto à natureza vasta e exuberante do local. O passeio teve como base a Formação Humano-Cristã, diferencial da Rede Marista, que visa promover momentos dos estudantes com eles mesmos, com os outros, com o meio e com Deus, onde se possa trabalhar temas pouco tratados em outros espaços, a partir de reflexões e partilhas que ajudam no discernimento de questões fundamentais a vida.
Além da intencionalidade proposta pela Pastoral Escolar, os estudantes também foram chamados a praticarem estudos da Unidade Curricular de Projeto de Vida e do Itinerário Formativo de Processos Criativos em Múltiplas Linguagens. Conforme definição do Projeto Educativo do Brasil Marista, construir um projeto de vida significa sonhar, planejar e viver em um movimento dinâmico de construção e reconstrução de si mesmo, de estabelecimento de metas e revisão constante de objetivos, fundamentando-os em valores éticos e cristãos. Atuando em sinergia para o sucesso desse projeto estão os processos criativos, que no Itinerário do Ensino Médio Marista auxilia os estudantes no aprofundamento de conhecimentos sobre a arte, a cultura, a literatura e as mídias, na elaboração de processos, produtos criativos e inovadores, e que neste contexto motivou cada um dos participantes a exercitarem o olhar, a sensibilidade e a criatividade sobre a beleza natural, da fauna e da flora do Parque Witeck, através da fotografia.
Ao mesmo tempo em que refletiram sobre o projeto de vida e produziram fotos estimulando processos criativos, os alunos vivenciaram a integração e a qualificação interpessoal entre eles, e também aprenderam curiosidades dos componentes de Biologia e História. Isso contribuiu para o cumprimento dos objetivos da experiência pedagógico-pastoral oferecida pelo Colégio.
Segundo a estudante Evelyn Morais, a viagem de formação ao Parque Witeck teve o sentido de valorização à vida e aos sentimentos, através da beleza impactante da natureza preservada. Ela diz que “Em todo momento tive a sensação de paz e calma, algo raro no dia a dia das pessoas. Momentos como esse se eternizam na memória e se juntam às lições que levamos para a vida". Evelyn também apontou a importância das viagens de estudo e formações promovidas pelo Colégio. “Além de ser um momento terapêutico, os ensinamentos e vivências acrescentam não somente como lembranças, mas também como algo que podemos aplicar no cotidiano e em escolhas futuras. Isso é essencial para jovens como nós", finalizou.
Confira alguns registros das vivências: