Navegar para Cima

Notícias

O protagonismo infantil na construção de narrativas: conheça o projeto Livros de pano

04/12/2019
Nosso jeito de educar
Matéria destaca passo a passo da produção das obras

​​​​​​​Mais uma coleção dos Livros de Pano foi lançada nos dias 22, 25 e 26/11 pelos estudantes do Nível 2, da Educação Infantil, momento em que as obras produzidas durante o ano foram autografadas por seus respectivos autores e apresentadas às famílias (confira as fotos na galeria abaixo). O projeto Livros de Pano é realizado desde 2013, com apoio da Biblioteca, e tem o objetivo de aproximar as crianças da leitura, desenvolvendo o prazer pelos livros, estimular a criatividade e o protagonismo, ampliando as possibilidades de comunicação e expressão através da literatura infantil e da confecção de histórias autorais.

A educadora Valéria Minussi explica que a atividade está vinculada ao projeto Contadores de Histórias, onde os estudantes semanalmente escolhem um livro para levarem para casa, leem com a família e em outro dia na sala de aula, a criança contadora de história, compartilha, do seu jeito, a narrativa com os colegas e educadoras. “A partir dessa atividade, as crianças vão identificando os elementos da construção de uma narrativa e esse processo vai inspirar a construção coletiva do Livro do pano, onde cada estudante faz a sua contribuição para a definição do enredo", conta Valéria. 

“Nesse sentido, a história é construída conjuntamente com toda turma, fica apenas o título e o final da narrativa que é definido quando a criança leva o livro para casa e dialoga com a família sobre esses elementos", complementa a educadora Jocelaine Kasten. Depois desse primeiro momento de construção da história, o texto é transcrito no pano e é realizado um trabalho individual junto com cada criança para ilustrar as páginas da obra. Dessa forma, cada estudante é autor de seu próprio Livro de pano. Em 2019, foram editados 51 livros.

Dessa forma, a atividade insere as crianças no mundo da leitura, a partir de uma metodologia lúdica, ativa, que envolve o estudante e as famílias no decorrer de todo processo. “É um projeto muito importante, pois trabalhamos a imaginação, a criatividade, o vocabulário, a escrita do próprio nome, desenvolvendo habilidades linguísticas, mas também a autoestima, a autonomia das crianças", destaca a educadora Gabriely Siqueira.

​Que tal aprender a produzir um livro de pano como esse dos estudantes do Nível 2? As educadoras responsáveis pelo projeto, organizaram dicas e a sequência de passos que foram vivenciados no desenvolvimento dessa atividade. Confira a seguir.

​Passo a passo 

Escolha de um livro para ser lido com a família e depois compartilhado com a turma. Nessa atividade são analisados elementos do livro, como título, personagens, sintonia entre o texto e ilustração, ficha catalográfica, letras, autor, diagramação, cores... Essa etapa está relacionada com o projeto Contadores de Histórias e contribui para inspirar os estudantes na escrita da sua obra;

Depois desse primeiro momento de leitura exploratória de uma história é feita a escolha de um tema do interesse das crianças. Esse tema pode ter referência ao projeto que está sendo trabalhado pela turma durante o ano letivo;

Roda de história. Construção coletiva do enredo da obra onde as educadoras vão mediando as ideias de personagens, lugares e ações sugeridas pelos estudantes. É importante que todos possam dar sua opinião, assim como aceitar e respeitar a do colega. Após a definição coletiva dos elementos da narrativa e criação oral da história, o enredo é colocado no papel pela educadora e depois é levado para casa para ser finalizado com a família;

O estudante leva a história construída em sala de aula para casa, onde ela é retomada, e a criança, junto com a família, escolhe um título e define o desfecho da narrativa, finalizando a escrita do livro;

O conteúdo em texto do livro volta para a sala de aula e a professora é responsável por o transcrever no tecido. Esse processo é feito com caneta para tecido e usando a letra bastão. Nesse momento também, a professora faz o corte do tecido e organiza os livros para serem costurados;

Depois desse processo, o material é levado para a costureira, a qual faz a costura do tecido em formato de livro. Além disso, também é costurada a fotografia de cada autor no verso da capa, junto com a “ficha catalográfica" da obra;

Quando volta da costureira, ocorre a ilustração dos livros. Cada estudante, com o acompanhamento da professora, faz o desenho (caneta e tinta para tecido) de cada página da obra de acordo com a leitura do texto. Dessa forma, nesse momento, ocorre a finalização de cada livro;

Em sala de aula, cada criança conta sua história para os colegas;

Lançamento do Livro de Pano com sessão de autógrafos para as famílias.

​Que tal nos contar o que você achou sobre essa ideia? Escreva nos comentários abaixo. Quer conhecer outros projetos e nossa proposta pedagógica para a Educação Infantil? Acesse aqui ​e confira.

Metodologias inovadoras nos completam!​​​​

Galeria

​​​