Navegar para Cima

Notícias

Obrigado por tudo, professor

15/10/2020
Educação
Confira o artigo publicado hoje, 15 de outubro, Dia do Professor, no Diário de Santa Maria, pelo nosso diretor Carlos Sardi.

Ainda que sensibilizados pelas notícias ruins que esta pandemia nos traz diariamente precisamos encontrar um espaço em nossos corações para celebrar, neste 15 de outubro, o Dia do Professor

Os profissionais da educação, assim como tantos de outras áreas, foram atingidos frontalmente pelos efeitos da crise de saúde e da crise financeira. De uma hora para a outra foi preciso buscar um novo caminho, totalmente inédito e desprovido de referências na história recente da educação. 

Tudo bem que há muito tempo o debate sobre novas formas de ensino e aprendizagem está no cardápio dos educadores. Vários foram os sinais e alertas dados pelo contexto que nos faziam acreditar na necessidade de mudanças na relação do professor com os alunos e com os conhecimentos. Entretanto não se esperava ter que aplicar a mudança de forma tão brusca e tão intensa. E foi isso que a pandemia nos trouxe. A necessidade urgente de se reinventar. O quadro deu lugar ao computador, a caneta foi trocada pelo mouse e os afagos substituídos pelas saudações nas infinitas lives diárias. 

E foi aí que o professor, esta figura especial dentro da sociedade, mostrou a sua capacidade de adaptação. Não tem sido fácil, mas nunca foi. Alguns se adaptaram mais rápido e melhor que outros, normal, é assim mesmo. ​Mas o importante é ressaltar que mesmo à distância, com mais ou menos recursos, o professor tem conseguido transmitir a essência da sua missão de educador, trazendo para dentro das casas dos estudantes, sob o olhar atento de toda a família, os conhecimentos, as experiências e o carinho que nossas crianças e adolescentes merecem e precisam

É assim, no fazer diário do professor, que ele se mantém relevante e indispensável em nossa sociedade. Podemos alterar as ferramentas, os meios e até mesmo as exigências, mas uma sociedade que precisa evoluir e formar uma geração mais preparada e consciente não pode, nem mesmo em pensamentos, prescindir da figura do professor

E quando a tempestade acalmar e as escolas que há tanto tempo estão saudosas dos estudantes, reabrirem, é o professor que vai estar lá, de braços abertos, com a coragem e a altivez que só os mestres têm, acolhendo nossas crianças e ajudando-as a superar as dificuldades que o isolamento impôs. 

Com certeza será um novo profissional, mais dinâmico e conectado, mais sensível e também mais empático. Vai oferecer tudo o que tem de melhor, mas também vai requerer de todos apoio e a compreensão para se ajustar aos novos tempos. 

​A melhor forma de celebramos este Dia do Professor é abrir o nosso coração para ele e reconhecer o seu valor e a sua relevância. Obrigado por tudo, Professor!