Navegar para Cima

Notícias

Parceria com o curso de nutrição da UFN promove formação sobre educação alimentar para os estudantes

19/07/2021
Formação
 Projeto envolveu estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º e 2º ano do Ensino Médio em práticas pedagógicas sobre o Guia Alimentar Brasileiro

​​​​​​​Os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º e 2ª ano do Ensino Médio estiveram envolvidos, desde o início deste ano letivo, em atividades interdisciplinares sobre educação alimentar mediadas pelos estudantes do curso de Nutrição da Universidade Franciscana (UFN), de Santa Maria/RS. As atividades fazem parte do estágio curricular obrigatório em nutrição na alimentação escolar dos acadêmicos que estão no 5º semestre do curso. Ao todo, 11 futuros nutricionistas, com a supervisão da professora e doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ana Lúcia de Freitas Saccol, que também é mãe aqui no Colégio, realizaram a formação com nossos jovens. O principal objetivo foi desenvolver um trabalho de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) visando a promoção da saúde das famílias, como explica a professora Ana Lúcia:

Através do diagnóstico que é feito, a gente percebe as principais demandas que a comunidade escolar tem, e a gente tenta atender estas demandas, buscando fazer com que os alunos tenham escolhas alimentares mais conscientes e que isto se reflita também nos hábitos da família. Formamos jovens multiplicadores de uma cultura alimentar mais saudável”, reforça.

O trabalho começou a ser desenvolvido em abril deste ano, perpassando a modalidade de ensino on-line e presencial, com a adaptação das práticas pedagógicas realizadas e foi finalizado no mês de julho. Nestes três meses, o processo envolveu o diagnóstico alimentar dos estudantes, estudo e debate sobre os conteúdos e o desenvolvimento de um produto midiático, que a partir do protagonismo dos jovens, expressou, de forma criativa e conectada com o universo cultural deles, os aprendizados construídos neste percurso. 

Esta intervenção teve uma base metodológica multidisciplinar que conectou saberes das áreas de Biologia, Química, Educação Física, Filosofia e Ensino Religioso, como explica o professor Mauro Rosa. “Além de mobilizar o aprendizado de conhecimentos de diferentes áreas, os métodos utilizados nas práticas foram fundamentais, colocando sempre o estudante como protagonista”, explica Mauro. O educador destaca, por exemplo, que as temáticas trabalhadas, como Guia Alimentar, alimentação e saúde emocional, nutrição e conteúdos para o Enem, exercícios utilizando as mídias digitais, foram pautas sugeridas pelos próprios estudantes em um contexto de diálogo e construção coletiva das atividades.

Interessante observar, como destaca a acadêmica Luciana Mello, que a formação foi realizada de forma personalizada para cada turma, iniciando no contexto das aulas remotas e sendo finalizadas já com as aulas presenciais. “Em média ocorrerão entre 4 e 5 encontros semanais, onde atividades de Educação Alimentar e Nutricional foram desenvolvidas a partir de diagnóstico realizado inicialmente com cada turma. Trabalhamos com aulas expositivas, apresentação de vídeos e jogos que abordaram os princípios do Guia Alimentar para a população brasileira, onde dúvidas sobre mitos relacionados a alimentação foram sanadas e um trabalho sobre leitura de rótulos desenvolvido”, destaca. 

Lidiany Lima, também acadêmica do curso de Nutrição da UFN, reforça que o trabalho realizado explorou metodologias ativas, recursos que fazem parte do cotidiano juvenil, como as redes sociais. “Uma das práticas que realizamos foi o desafio #DandoLikeNaSaúde onde os estudantes deveriam registrar – semana a semana – alguns dos ‘novos hábitos’ adquiridos e publicar em suas redes sociais, visando um aprendizado ativo e que fosse ao mesmo tempo prazeroso com a linguagem deles”, explica ela. Posterior a estas publicações, foi elaborado um E-book, onde as fotos dos alunos aplicando o conhecimento foram reunidas, como elaborando receitas com alimentos saudáveis e fazendo refeições em família. 

Para a estudante do 1º ano do Ensino Médio no Colégio, Ana Carolina Souza de Souza, “as dinâmicas realizadas, como explicar os 10 passos para a alimentação saudável, os desafios para incluir os pequenos hábitos na rotina, com certeza incentivaram muito a melhora da alimentação em nossa rotina”. Para ela, a formação realizada pela UFN contribuiu de forma significativa para o seu conhecimento sobre alimentação saudável. 

A coordenadora pedagógica Carla Borba complementa também que esta parceria com a Universidade Franciscana ocorre desde 2016 no Colégio e iniciou a partir de um trabalho específico no componente curricular de Biologia. “Desde então, temos percebido a importância desta formação realizada com nossos estudantes, os resultados efetivos das práticas, tanto no desempenho acadêmico dos jovens nestes conteúdos, quanto em relação à construção de uma cultura alimentar mais saudável, tão importante para esta geração”, destaca Carla. Por isso, este ano, o Colégio ampliou e ressignificou esta parceria com a UFN, envolvendo mais de 500 estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Após o percurso de formação, como produto final desta jornada em torno da educação alimentar e nutricional, cada turma foi desafiada a desenvolver um produto midiático que colocasse em pauta os conhecimentos apreendidos sobre o tema. O resultado foi a produção de e-books, memes, vídeos entre outros recursos comunicacionais que podem ser utilizados para multiplicar essa cultura da alimentação saudável com outros públicos da comunidade educativa e externa. Confira a seguir alguns exemplos:

E-book "Receitas Saudáveis 6º anos"

Baixe aqui: E-book - Receitas Saudáveis - 6º anos EF - Marista Santa Maria-RS (2).pdf

E-book "Receitas 7º anos"

Baixe aqui: E-book - Receitas 7º anos EF - Marista Santa Maria-RS.pdf

E-book "Receitas 8º anos"

Baixe aquiE-book - Lanches escolares - 8º anos EF - Marista Santa Maria-RS.pdf

Documento com "Opções de Receitas 9º anos"

Baixe aqui: Opções de Receitas - 9º anos EF - Marista Santa Maria-RS.pdf

E-book dos 1º anos EM "#DandoLikeNaSaúde"

Baixe aqui: E-book 1º anos do EM - Ação DandoLikeNaSaúde - Marista Santa Maria-RS.pdf

Cartilha para educadores "A Hora do Recreio"

Baixe aqui: ​Cartilha para educadores - A Hora do Recreio.pdf

Cartilha para famílias com dicas de alimentação

Baixe aquiCartilha para famílias - Dicas de Alimentação Saudável - Marista Santa Maria-RS.pdf

Memes do 2º ano EM - Mitos e Verdades 

Acesse aqui o vídeo com os memes produzidos sobre Mitos e Verdades sobre alimentação saudável.