Pastoral das Infâncias: educadores/as participam de itinerário formativo

20/04/2021
As etapas da iniciativa serão realizadas ao longo de 2021

​Promover alinhamento conceitual e metodológico da atuação pastoral junto às infâncias, visando à qualificação e ressignificação das práticas pedagógico-pastorais dos Colégios e Unidades Sociais, esse é o objetivo dos Percursos de Aprendizagem: experiências reflexivas da Pastoral das Infâncias. A iniciativa é da Coordenação de Pastoral da Rede Marista e do Grupo de Trabalho (GT) Infâncias e conta com a participação de aproximadamente 70 pessoas, entre pastoralistas, coordenadores/as pedagógicos/as, orientadores/as educacionais e educadores/as.

O itinerário formativo iniciou em março e é dividido em três ciclos: identidade, sentidos e caminhos. As etapas serão realizadas ao longo de 2021 têm o objetivo de propiciar que os/as participantes construam conhecimento, experiencial e prático, sobre a Pastoral das Infâncias. A metodologia de cada ciclo contempla momentos de aprofundamento conceitual, troca de experiências em pequenas comunidades, observação da realidade da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e produção de um projeto para a Pastoral das Infâncias.

Para o Supervisor de Pastoral dos Colégios, Luiz Carlos Selbach, os percursos de aprendizagem proporcionarão experiências ressignificadas e olhares ampliados à pastoral das e com as infâncias. “Será um tempo dedicado a repensar nossas práticas e processos pastorais junto às crianças a fim de potencializar mais o trabalho que realizamos nas escolas", projeta. Já o Supervisor de Pastoral das Unidades Sociais, Luís Carlos Dalla Rosa, acrescenta que o itinerário vai fortalecer a Pastoral das Infâncias. “Esperamos que essa iniciativa favoreça o desenvolvimento integral da criança, de modo especial no que diz respeito à educação na fé, a partir do protagonismo e dinamicidade que lhes são próprias", destaca.

Para a educadora da Pastoral Escolar do Colégio Marista Santa Maria, Vanessa Falleiro, que está participando da formação, "A expectativa é que possamos aprender mais sobre as infâncias, ampliar nossa atuação e práticas junto a este público, qualificar as ações para a formação integral e desenvolvimento da fé junto aos nossos estudantes." Além da Vanessa, outros três educadores do Colégio estão participando do itinerário.

Recebemos no início deste ano o convite da Rede para participarmos do Itinerário formativo da Pastoral das Infâncias o que nos alegrou muito porque é uma área de atuação que queremos ampliar na nossa prática pastoral. A expectativa é que possamos através dessa formação aprender mais sobre às Infâncias e assim qualificar as ações para a formação integral e desenvolvimento da fé junto as crianças.

​Sobre a Pastoral das Infâncias

A Pastoral das Infâncias compreende as ações para o desenvolvimento na fé da criança contemporânea. O projeto propõe caminhos que orientam e despertam possibilidades para a atuação pastoral com as crianças considerando as linguagens infantis e as características de cada faixa etária, nos processos de educação e amadurecimento na fé.​