Navegar para Cima

Notícias

Pré-Grad permite a jovens do Ensino Médio viverem experiência universitária

Curso de férias para estudantes de 15 a 18 anos está com inscrições abertas
26/06/2019
Preparação para o futuro
Curso de férias para estudantes de 15 a 18 anos está com inscrições abertas

​Estão abertas as inscrições para a nova edição do Pré-Grad+, atividade diferenciada, inspirada em modelos internacionais, que permite a estudantes de 15 a 18 anos conhecer a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e explorar as áreas de seu interesse. Durante cinco dias, alunos do Ensino Médio podem escolher uma trilha de conhecimento, participar de aulas e receber certificado no final, após conhecer os diferenciais da PUCRS, uma das melhores Universidades do Brasil.

Em 2019, o curso de férias ocorre entre os dias 25 e 31 de julho. Tem início na quinta-feira, com intervalo no final de semana, e segue até a quarta-feira da semana seguinte. A experiência, que inclui atividades em salas de aula, laboratórios e demais espaços de aprendizagem, tem ao todo 30h de duração. Para participar e saber mais detalhes, como inscrições e informações sobre investimento e opções de pagamento, acesse o site http://www.pucrs.br/pregrad.

CONFIRA OS TEMAS DOS CURSOS:

Ciência do Chocolate – A receita por trás do sabor

Crimes de Morte – Investigação, perícia e processo penal

Influencers – Como fazer sucesso na internet

Mistérios da Natureza – A ciência no cotidiano

Negócios – Como fazer acontecer

Primeiros Socorros – Acidentes e procedimentos

Qualidade de Vida – Movimento, Saúde e Bem-estar

Robótica e Projetos Digitais – O futuro hoje

Universidade Forense – C.S.I. PUCRS


Educação marista

​Educar bem para o bem. Assim é a educação marista traduzida na prática, todos os dias. Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a preparação acadêmica à formação de valores humano-cristãos, ao cuidado com a vida e o meio ambiente, ao despertar de talentos e a diferentes jeitos de aprender.

Em nossa proposta pedagógica, os educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões.

Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornar-se consciente e solidário, exercer a cidadania, enfrentar desafios, e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.

Sobre a nossa proposta pedagógica

A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.

A metodologia implementada fomenta a expressão pessoal dos estudantes através de projetos de trabalho, os quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.

O estudante, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, a escola representa um espaço de excelência acadêmica, mas também de construção de projeto de vida.

Sobre a Rede Marista

A missão de promover a vida é construída diariamente graças ao esforço compartilhado de mais de 10 mil Irmãos Maristas e colaboradores. Estar em rede é uma das nossas forças enquanto instituição, e essencial para dar continuidade à uma obra permeada por valores, pelo cuidado e pela fé em um mundo mais fraterno.

Estamos presentes em 23 cidades – 17 no Rio Grande do Sul, cinco na Região Amazônica e em Brasília. Levamos adiante o compromisso de evangelizar por meio de 18 Colégios, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Hospital São Lucas. Somos também oito Escolas Sociais Gratuitas, nove Centro Sociais, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e presença missionária e pastoral em diversos municípios. Temos mais de 47 mil estudantes e educandos. Na área da Saúde, realizamos uma média de 280 mil atendimentos e 47 mil procedimentos por ano.  

Somos a Rede Marista. Estamos presentes onde a missão se faz necessária, de Sul a Norte do país.​​​​​​​