Práticas de liderança e a formação integral do jovem

23/03/2021
Liderança
A atuação dos estudantes nos Grupos Representativos da escola, como as lideranças de turmas, contribui no desenvolvimento do protagonismo juvenil.

​​​​​​​​Uma das competências fundamentais para o exercício pleno da cidadania em nossa sociedade é ter habilidades para o exercício da liderança. A atuação de um líder envolve a valorização do diálogo, do engajamento nas causas importantes de uma comunidade, na realização de movimentos que identifiquem problemáticas e busquem soluções plurais para as mesmas.

Para a orientadora educacional do Colégio, Luciane Pozzobon, o desenvolvimento de tais competências requer a vivência dos conceitos de liderança. Por isso, uma importante prática que contribui na formação integral e protagonista do estudante é a sua atuação como Representante Estudantil, cargo que possui entre as responsabilidades ser mediador das demandas da turma junto à equipe pedagógica e diretiva.

“Em tempos de ensino remoto e distanciamento físico, novamente, a liderança precisa continuar fazendo parte do protagonismo dos estudantes e de suas ações na escola. Afinal, bons líderes e virtuosos cidadãos são oriundos das experiências vividas em diferentes contextos ”, reforça Luciane. Exercer a liderança em um cenário de atividades domiciliares requer do jovem o desenvolvimento de ainda mais habilidades para engajar os colegas e fazer a diferença nesta trajetória escolar e formativa repleta de desafios e oportunidades.

Desta forma, assim como fizemos nos anos anteriores, entre os dias 15 e 19 de março de 2021, a orientação educacional, com apoio da pastoral escolar, realizou a escolha dos líderes de turmas nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O processo teve como objetivo proporcionar um momento participativo e democrático entre os estudantes, motivar reflexões das turmas para os desafios do contexto escolar remoto e promover a formação de líderes, motivando-os a assumirem cargos na turma e no Grêmio Estudantil.

A escolha dos líderes e vice-líderes foi realizada de forma on-line através do Microsoft Teams, utilizando a ferramenta de nuvem de palavras do site Mentimenter para elencar, em um primeiro momento, as características fundamentais para o representante da turma. A partir desse exercício, “todos os estudantes puderam participar e se candidatar, independente se já foram líderes anteriormente. Os nomes dos candidatos foram colocados na plataforma de formulários on-line SurveyMokey e a turma pode votar”, explica Luciane. A partir deste processo foram eleitos os 33 representantes das turmas do 6º, 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.

A estudante do 8º ano, Lorenza Giacomelli Marques, foi eleita a líder da turma 82 e conta estar feliz em poder representar os colegas junto à escola e professores. Para ela, ser líder "é ter responsabilidade e personalidade para conduzir uma equipe. Eu acredito que um líder ajuda muito nas tomadas de decisões, para manter a organização e tentar agradar a maioria".

Entre os compromissos da estudante Nina La Rocca, agora líder da Turma 102, do 1º ano do Ensino Médio, está o de ajudar os colegas e professores no que for necessário, compartilhando informações importantes, por exemplo, junto à turma. “A minha maior expectativa é que meus colegas e professores gostem da minha gestão e fiquem satisfeitos com a minha dedicação", complementa.

Todos os representantes eleitos participarão de um momento de posse do cargo com live no Microsoft Teams, em data a ser divulgada posteriormente. No dia da posse, será definido um Conselho de Representantes das turmas para o Grêmio Estudantil (Gesma), na qualidade de órgão legítimo previsto no regimento do Gesma, cap. IV.

Confira na galeria a seguir, os líderes e vice-líderes de turma eleitos em 2021: