Navegar para Cima

Notícias

Participe da Votação Popular e apoie o nosso projeto na Feira Brasileira de Jovens Cientistas

22/06/2021
Iniciação Científica
Conheça a pesquisa Fósforo Ecológico e registre o seu voto

​​​O projeto Fósforo Ecológico: síntese de um composto para substituição da cabeça do palito de fósforo e adaptação de uma embalagem que pode ser reabastecida após utilização, desenvolvido pela estudante Anthônia Bellochio Goulart, do 1º ano do Ensino Médio, com a orientação da educadora de Química, Josiéli Siqueira,  foi selecionado para a 2ª edição da Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC).

O evento on-line ocorre nos dias 23 e 27 de junho, com palestras, workshops, atividades culturais e interativas, maratona de inovação, feira das profissões e as apresentações ao vivo dos projetos participantes das cinco regiões do Brasil. No domingo, 27/6, serão anunciados os trabalhos que foram premiados em todas as categorias, entre elas a Votação Popular.  Confira a seguir como participar.

Votação Popular

Para apoiar o projeto desenvolvido pelo Colégio na Feira através da participação na Votação Popular, confira a seguir um passo a passo:

1º I Acesse o link: Projeto Fósforo Ecológico.

2º I Após acessar a página com detalhes do projeto, clique em “curtir" logo abaixo do título do projeto, no canto superior esquerdo, conforme a imagem a seguir:

votação popular-feira.png

3º I Pronto, você registrou o seu voto.​

Sobre o Projeto​

​​O fósforo (do grego “phosphorus" que significa “portador de luz") foi descoberto acidentalmente em 1669 por Henning Brand, e recebeu esse nome em razão dos seus compostos apresentarem inúmeras combinações distintas de fosfatos. Esse produto faz parte do dia a dia, sendo consumidas em média 380 caixas de fósforo (com 100 palitos) por hora e, desse consumo, são descartados os palitos e as caixas que armazenam o produto.

Por se tratar de material de baixo peso, os materiais descartados após o consumo dos palitos de fósforo (palitos e caixa) não se tornam atrativos para a reciclagem, o que acarreta em uma série de prejuízos à natureza, acarretando no processo de eutrofização, que causa malefícios ao ambiente, redução do oxigênio na água e o consequente extermínio de peixes.

Partindo dessas informações, este projeto visa possibilitar uma alternativa sustentável para sanar o descarte dos materiais e viabilizar a redução da eutrofização causada pelos descartes irregulares das caixas de fósforo no ambiente. Para isso, foi realizada a síntese de um composto para substituir a “cabeça" do palito de fósforo e um recipiente reutilizado, seguro e adequado para armazenar o composto.

Neste projeto também está previsto um protótipo para reabastecimento das embalagens, o que reduz significativamente as chances de descarte do componente e embalagem. Nesse sentido, foi possível avaliar que sua implementação em larga escala poderia possibilitar contribuições significativas para o ambiente, na qual a finalidade de produção de chama seria alcançada com eficácia.

Acesse o vídeo e conheça mais detalhes do trabalho:​

 


Sobre a Feira

A Feira Brasileira de Jovens Cientistas é a primeira feira científica e pré-universitária nacional totalmente virtual. Mais do que estimular a produção científica no país desde cedo, o evento possibilita o desenvolvimento de uma rede de jovens cientistas brasileiros. Saiba mais, acessando aqui​.​​