No jeito marista de educar, os territórios são considerados partes essenciais do projeto curricular da Educação Infantil. As salas se tornam espaços potentes de aprendizagem, pensados de forma que incentivam o brincar, a imaginação, criatividade, socialização, descoberta e autonomia, estímulos que são muito importantes para o desenvolvimento das crianças. Estes diferentes e criativos ambientes pedagógicos educadores são construídos a partir do protagonismo da criança e de seus interesses de pesquisa, ou seja, a equipe pedagógica identifica temas que os estudantes querem aprender mais e transformam suas salas a partir do desejo de cada turma.
Cada novo espaço construído causa surpresa, encantamento, vontade de explorar e prazer em aprender, em vista das possibilidades de interatividade e vivência prática, que são características fundamentais em processo educativo de qualidade. Os territórios propiciam experiências ricas que permitem a observação, a reflexão e a interação das crianças, assegurando-lhes o bem-estar e o prazer que a brincadeira proporciona.
Durante as brincadeiras e interações, a escuta atenta e a observação da professora servirá como uma coleta de possíveis temas de futuros projetos gerados pela curiosidade dos estudantes e, assim, acontece o ciclo de renovação dos ambientes. Conforme os projetos vão se desenvolvendo, os territórios também se modificam, sendo que eles se diferenciam nas turmas, de acordo com o interesse das crianças e intencionalidades das professoras.
Os territórios também estimulam a investigação científica na Educação Infantil, prática que insere os estudantes no universo da pesquisa, aguça a curiosidade e os desafia a fazer pequenas descobertas e construir significados que levarão para a vida toda. Além disso, a qualidade e a variedade dos materiais disponibilizados aumentam o repertório, a imaginação, a curiosidade, a criatividade e as possibilidades de aprendizagem.
Quando falamos em espaço-território não estamos nos referindo somente ao ambiente físico, mas a uma concepção ampla que está relacionada ao modo como o espaço se organiza para se concretizar em um projeto com uma intencionalidade definida. Em relação à estrutura dos espaços, esses devem reunir algumas características que destacamos a seguir:
Promover o bem-estar e o fortalecimento dos vínculos entre as crianças;
Possuir materiais de qualidade sensorial;
Ter transparências, luzes, cores, plantas e objetos que despertem curiosidade;
Possibilitar a locomoção das crianças entre os espaços;
Ter jogos simbólicos e pré-simbólicos;
Possibilitar contato com materiais da natureza;
Favorecer a ação e interação das crianças com o espaço e entre eles.
Maria Rita Bertollo, Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Anos Iniciais do nosso Colégio, comenta que “assim como qualquer outra linguagem, o espaço pedagógico das nossas salas conta-nos sobre a filosofia e proposta do lugar, a forma de pensar a educação da Instituição, reconhecendo sempre a criança com sua história, seu tempo e sua cultura", disse ela.
No dia 18 de abril, as famílias da Educação Infantil foram convidadas para conhecerem os primeiros territórios de aprendizagem construídos em 2024.


Os principais espaços temáticos apresentados aos pais/responsáveis foram:
Nível 1, Turma 1: Território das emoções;
Nível 1, Turma 2: Hospital;
Nível 2, Turma 1: Detetives em ação em um acampamento misterioso;
Nível 2, Turma 2: Exploradores de pequenos bichinhos;
Nível 2, Turma 3: De onde vem a comida?;
Nível 3, Turma 1: Viagem espacial;
Nível 3, Turma 2: Conectados com a natureza;
Nível 3, Turma 3: Elementos da natureza
Nível 3, Turma 4: Do ovo ao filhote (território dos ovos).
Confira, abaixo, algumas imagens dos primeiros ambientes. Lembramos que novos territórios serão criados e divulgados durante o ano. Acompanhe.