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Territórios na Educação Infantil: espaços potentes de aprendizagem

19/04/2024
Educação
Ambientes são construídos a partir da curiosidade e interesse dos estudantes

​​​​​No jeito marista de educar, os territórios são considerados partes essenciais do projeto curricular da Educação Infantil. As salas se tornam espaços potentes de aprendizagem, pensados de forma que incentivam o brincar, a imaginação, criatividade, socialização, descoberta e autonomia, estímulos que são muito importantes para o desenvolvimento das crianças. Estes diferentes e criativos ambientes pedagógicos educadores são construídos a partir do protagonismo da criança e de seus interesses de pesquisa, ou seja, a equipe pedagógica identifica temas que os estudantes querem aprender mais e transformam suas salas a partir do desejo de cada turma.

Cada novo espaço construído causa surpresa, encantamento, vontade de explorar e prazer em aprender, em vista das possibilidades de interatividade e vivência prática, que são características fundamentais em processo educativo de qualidade. Os territórios propiciam experiências ricas que permitem a observação, a reflexão e a interação das crianças, assegurando-lhes o bem-estar e o prazer que a brincadeira proporciona.

Durante as brincadeiras e interações, a escuta atenta e a observação da professora servirá como uma coleta de possíveis temas de futuros projetos gerados pela curiosidade dos estudantes e, assim, acontece o ciclo de renovação dos ambientes. Conforme os projetos vão se desenvolvendo, os territórios também se modificam, sendo que eles se diferenciam nas turmas, de acordo com o interesse das crianças e intencionalidades das professoras.

Os territórios também estimulam a investigação científica na Educação Infantil, prática que insere os estudantes no universo da pesquisa, aguça a curiosidade e os desafia a fazer pequenas descobertas e construir significados que levarão para a vida toda. Além disso, a qualidade e a variedade dos materiais disponibilizados aumentam o repertório, a imaginação, a curiosidade, a criatividade e as possibilidades de aprendizagem.

Quando falamos em espaço-território não estamos nos referindo somente ao ambiente físico, mas a uma concepção ampla que está relacionada ao modo como o espaço se organiza para se concretizar em um projeto com uma intencionalidade definida. Em relação à estrutura dos espaços, esses devem reunir algumas características que destacamos a seguir:​

  • Promover o bem-estar e o fortalecimento dos vínculos entre as crianças;

  • Possuir materiais de qualidade sensorial;

  • Ter transparências, luzes, cores, plantas e objetos que despertem curiosidade;

  • Possibilitar a locomoção das crianças entre os espaços;

  • Ter jogos simbólicos e pré-simbólicos;

  • Possibilitar contato com materiais da natureza;

  • Favorecer a ação e interação das crianças com o espaço e entre eles.

Maria Rita Bertollo, Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Anos Iniciais do nosso Colégio, comenta que “assim como qualquer outra linguagem, o espaço pedagógico das nossas salas conta-nos sobre a filosofia e proposta do lugar, a forma de pensar a educação da Instituição, reconhecendo sempre a criança com sua história, seu tempo e sua cultura", disse ela.

No dia 18 de abril, as famílias da Educação Infantil foram convidadas para conhecerem os primeiros territórios de aprendizagem construídos em 2024.

Apresentação para famílias - Territórios.jpgApresentação para famílias - Territórios 2.jpg

Os principais espaços temáticos apresentados aos pais/responsáveis foram:

  • Nível 1, Turma 1: Território das emoções;

  • Nível 1, Turma 2: Hospital;

  • Nível 2, Turma 1: Detetives em ação em um acampamento misterioso;

  • Nível 2, Turma 2: Exploradores de pequenos bichinhos;

  • Nível 2, Turma 3: De onde vem a comida?;

  • Nível 3, Turma 1: Viagem espacial;

  • Nível 3, Turma 2: Conectados com a natureza;

  • Nível 3, Turma 3: Elementos da natureza

  • Nível 3, Turma 4: Do ovo ao filhote (território dos ovos).

Confira, abaixo, algumas imagens dos primeiros ambientes. Lembramos que novos territórios serão criados e divulgados durante o ano. Acompanhe.

Galeria ‭[2]‬

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