Navegar para Cima

Notícias

Projeto Marista Sou e os Territórios Sagrados

30/05/2022
Espiritualidade
Estudantes da Educação Infantil acolhem elementos importantes do carisma marista

​​​A Formação Humano-Cristã é um dos diferenciais do Colégio Marista Santa Maria, ela proporciona uma educação de valores, com momentos de vivências entre os estudantes e de reflexões sobre questões fundamentais à vida. Os momentos de formação são distribuídos de acordo com a idade dos estudantes.

Entre esses momentos está o Projeto Marista Sou, que atende a Educação Infantil e os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. O Marista Sou tem como propósito desenvolver valores humanos e cristãos e incentivar a proximidade com o sagrado, integrando fé, cultura e vida. As vivências neste projeto possibilitam às crianças experiências de conexão com a interioridade e desenvolvimento de amizades para a construção do ser.​

Território Sagrado
 na Educação Infantil
Uma das iniciativas do Projeto Marista Sou é a implementação do Território Sagrado dentro das salas de aula da Educação Infantil, proposta pela Pastoral Escolar em parceria com a área pedagógica do Colégio. A partir dos momentos de cultivo da fé nas turmas, realizados semanalmente pela Pastoral, surgiu a ideia de criar um local reservado em cada sala de aula para ser um pequeno espaço sagrado, construído com elementos importantes dentro da identidade e do carisma marista: os bonecos que representam a Boa Mãe e São Marcelino Champagnat.

Território Sagrado 2.JPG

Dinâmica da implementação do Território
Nos dias 24 e 26 de maio foi realizada uma pequena “romaria" com cada turma, da Capela do Colégio até a sala de aula. O primeiro momento, na Capela, foi para o cultivo da espiritualidade e para a entrega dos dois bonecos, de uma violeta e de uma vela eletrônica para as crianças. No segundo momento, elas carregaram os elementos recebidos até a sala de aula e os colocaram no espaço preparado para ser o Território Sagrado da turma.

Como já são trabalhados os territórios educativos com os estudantes e, esses, exercem e promovem um papel educador na vida dos sujeitos, assumindo como desafio permanente a formação integral de crianças e jovens, um território sagrado dentro do espaço de aprendizado possibilitará o estudante entrar em contato com elementos que remetem ao sagrado, estimulam o cultivo da fé, de valores e da cultura da identidade marista", apontou Vanessa Falleiro, Agente de Pastoral do Colégio. Para ela, além de ajudar na construção da vivência de valores, o espaço poderá aproximar as figuras da Boa Mãe e de Champagnat das crianças. ​

Território Sagrado 3.jpg