Turno Integral: práticas e vivências educativas no turno inverso

13/04/2022
Educação
Atividades vão desde experimentos científicos no Laboratório de Ciências até momentos de partilha e espiritualidade com a Pastoral Escolar

​​​​​​​O Turno Integral é uma proposta de práticas e vivências no contraturno (turno inverso) com atividades interdisciplinares, que oportuniza mais tempo para aprendizados e estimula os estudantes a explorarem novas áreas e espaços do nosso Colégio.

Segundo a professora do Turno Integral Jocelaine Kasten, no Turno Integral são consideradas sala de aula todos os espaços onde as crianças estudam, brincam, vivem: salas, pátios, parques, biblioteca, cozinha pedagógica, sala de artes, laboratório de informática e de ciências. Em todos estes espaços os estudantes vivem experiências de aprendizagem: recebem informações, aprendem a perguntar e a fazer relações, procuram soluções para problemas, aprendem a cuidar e a observar, levantam e testam hipóteses, inventam e criam.​

Jocelaine também​ enfatizou algumas das atividades vivenciadas e seus respectivos objetivos, que estão descritos abaixo:

Inglês

Potencializar, gradualmente, o domínio do vocabulário e desenvolver a motricidade fina, ao reunir atividades que trabalhem, ao mesmo tempo, físico e mental. Criar conexões entre a língua e a criatividade, aproximando o aprendizado de inglês ao cotidiano do estudante.

Inglês.PNG

Investigação e socialização

Ao vivenciar experiências físicas, sensoriais, de pensamento ou de ação, a criança conhece cada vez mais a si mesma, o grupo com o qual convive e o mundo onde vive.

​ Socialização.PNG

Culinária

A aula de culinária possibilita o convívio social entre os colegas, faz com que o estudante desperte o seu lado afetivo, o respeito mútuo e a disciplina. Eleva a autoestima da criança, pois ela vai sentir-se protagonista ao preparar uma receita que depois vão degustar juntos. Com a receita pronta pode-se trabalhar volumes, texturas, cores e sabores, entre outras possibilidades de aprendizagens.

Culinária.PNG

Música

As aulas de música têm o objetivo de introduzir o aluno à mentalidade musical, aos diversos tipos de instrumento, realizando assim uma exploração musical pelas brincadeiras e performances junto ao professor.

Música.PNG

Biblioteca

Demonstra a importância da literatura infantil na aprendizagem. Podemos abrir espaço para o trabalho com contos de fadas, poesias, histórias, leitura e escrita, levando o estudante a uma experiência que lhe dê prazer, desenvolvimento, imaginação, senso crítico e que o torne participativo.

​ Biblioteca.PNG

Teatro

A oficina de teatro desenvolve a criatividade, imaginação, foco, concentração, ritmo, autoconhecimento, expressão corporal e vocal e o trabalho em equipe dos alunos através de jogos, brincadeiras e técnicas de atuação diversas.

Teatro.PNG

Movimento

​O movimento humano é fundamental para a construção da autonomia, já que contribui para o domínio das habilidades motoras que a criança desenvolve ao longo da primeira infância. De forma lúdica, contribui na formação da consciência corporal e integral do estudante.

Movimento.PNG

Robótica

Trabalhar com robótica na escola é uma possibilidade de utilizar conceitos de várias disciplinas como Física e Matemática e estimular o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a autoria dos alunos. Por meio de propostas educacionais dessa natureza, os estudantes são inseridos em um ambiente de aprendizagem diferente que busca promover reflexões sobre questões científicas.

​ Robótica.PNG

Saiba mais sobre o nosso Turno Integral clicando aqui​.