Ao transportar o leitor em uma aventura por diferentes realidades, fictícias ou não, além de lúdica e prazerosa, a leitura contribui no desenvolvimento de habilidades cognitivas, culturais, socioemocionais e críticas, sendo uma prática fundamental para uma formação integral. Por isso, desde cedo, é importante estimular o prazer pela leitura entre as crianças e os jovens, para que se constitua um hábito durante toda a vida.
O Marista Santa Maria realiza diferentes práticas nesse sentido, tendo como diferencial mediações de histórias que motivam uma leitura plural, sensível e dinâmica das narrativas, estimulando a interpretação crítica das obras e um registro na memória afetiva dos sujeitos. Um exemplo é o trabalho com o livro A Fantástica Fábrica de Chocolates, realizado com os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental no decorrer do 1º semestre de 2019, pela equipe da Biblioteca Irmão Daniel.
Escrito em 2005 por Roald Dahl, o livro conta a história de Charlie Bucket que é de uma família muito pobre e mora com seus pais e avós próximo de uma Fábrica de Chocolates. Essa fábrica não é como todas as outras, pois nela se produzem as coisas mais maravilhosas e impossíveis do mundo, no entanto, ela é um mistério, pois ninguém nunca entrou lá. Certo dia, seu dono, Willy Wonka, resolve dar a chance de conhecer a fábrica a cinco crianças sortudas que encontrarem seus cupons dourados em um tablete de chocolate. Charlie encontra um deles e tem a chance de conhecê-la. Lá dentro, no entanto, acontecem muitas loucuras e os participantes do tour vão sendo expulsos da fábrica (principalmente devido a seus comportamentos), restando somente o pequeno Charlie que, ao final da jornada, recebe a notícia de que será o novo dono da fábrica.
A apropriação da obra envolveu desde a leitura dos capítulos, até a produção de materiais sobre o livro entregues à comunidade educativa, entre outras estratégias descritas a seguir:
Leitura do livro: Durante o semestre, a história do livro A Fantástica Fábrica de Chocolates foi contada de dois a três capítulos por semana em rodas de leitura no espaço da Biblioteca;
Produção do jornal Willy Wonka: Para aguçar ainda mais a curiosidade dos estudantes pela história, foi confeccionado uma imitação do jornal de época que aparece na narrativa, com a manchete e a notícia presentes no livro;
Cupons dourados: Para adoçar ainda mais a leitura dessa história, a equipe da Biblioteca entregou aos estudantes uma barra de chocolate embalada em papel pardo que continha o cupom dourado do Sr. Willy Wonka (semelhante ao da história) como um convite especial para a sequência da leitura do livro;
Confecção de personagens: No decorrer da leitura, os estudantes foram desafiados a desenharem personagens, que seriam os felizardos ganhadores do cupom dourado do Sr. Willy Wonka, ilustrando-os da forma como os imaginaram. Esses personagens criados ficaram expostos na Biblioteca;
Sessão para assistir o filme: Nesse processo, também foi realizada uma sessão de cinema no Colégio para os estudantes assistirem o filme inspirado no livro e fazerem também comparações sobre essas diferentes formas e linguagens de contar a história;
Confecção de bilhetes e distribuição de chocolates pela escola: Depois de finalizarem a leitura do livro, foi realizada uma roda de conversa sobre as características dos personagens, e as possíveis mensagens/lições que a narrativa destacava. Em seguida, os estudantes foram convidados a escreverem um cartão com mensagens inspiradas na interpretação da história. Nos bilhetes foi colocado um chocolate, e os estudantes distribuíram essas doces memórias para a comunidade educativa.
De acordo com a Bibliotecária Cristina Troller, tal estratégia de mediação de leitura contribui para a formação de leitores e para despertar o interesse na leitura de clássicos. Além dessas práticas, a Biblioteca desenvolve outros projetos de incentivo à leitura desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, baseados em estratégias lúdicas, criativas, que envolvem as crianças e os estudantes nas doces aventuras das histórias literárias.