Viver o voluntariado no dia a dia

28/08/2020
Confira reflexão escrita pela nossa ex-aluna Laura Pozzobon

​Nessa sexta-feira, 28/8, celebramos o Dia Nacional do Voluntariado.  A nossa ex-aluna Laura Pozzobon, que ingressou no Colégio em 2006 na Educação Infantil, formando-se em 2017 no Ensino Médio, escreveu uma importante reflexão sobre o que significa ser voluntário e como essa cultura da solidariedade pode estar presente em nossas vidas. Atualmente, Laura é estudante do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Maria. O artigo foi publicado no jornal Diário de Santa Maria. Confira:

Viver o voluntariado no dia a dia​

O que ser voluntário significa para você? Que lugar esse termo ocupa em seu propósito de vida, em sua cultura e práticas cotidianas?

Desde minha trajetória na Educação Básica me envolvia em experiências solidárias e atividades que me permitiam refletir sobre a importância de olhar e ajudar ao próximo. Foi nessa base de formação escolar que construí tais valores que foram florescendo cada vez mais ao longo da minha jornada pessoal e profissional. Quando ingressei na Universidade como estudante de Engenharia de Produção na UFSM, me encantei já no início do curso com a ONG Engenheiros sem Fronteiras, Núcleo de Santa Maria, onde atuei em projetos como o Lares sem Frestas, que através da reciclagem de objetos como caixas de leite tetra pak, contribui para melhorar o conforto térmico de casas em comunidades carentes da região.

Unir a engenharia com o voluntariado foi a realização de um projeto de vida, da continuação de um propósito que eu havia sonhado desde a época da escola. Tinha em mente muito esse foco de direcionar minhas habilidades profissionais para a solidariedade e transformação da comunidade em minha volta. Mas nessa roda de aprendizados e vivências, novas reflexões surgiram em minha vida. Percebi que voluntariado não é somente fazer ações solidárias para pessoas em vulnerabilidade social. Comecei a ver que ser voluntário é ajudar as pessoas dentro do que somos capazes de fazer no momento e, principalmente, quando fazemos com amor e sendo presença na vida do outro.

Em 2019 comecei a trabalhar na ITEP Jr. A ITEP é uma empresa júnior sem fins lucrativos que atua ajudando empreendedores a alavancar seus negócios através de projetos nas áreas de estratégia, finanças e de processos. É uma outra forma de fazer voluntariado e que, sim, também é muito importante. Com a realização dos projetos, vi o enorme impacto que gerávamos nas empresas e como isso mudava a realidade dos colaboradores e de toda a comunidade que de uma forma direta ou indireta era atingida pelos produtos ou serviços daquela organização.

Nesse sentido, reitero essa percepção mais global entendendo que ser voluntário é ter empatia e ser solidário com todas as pessoas do nosso dia a dia e conosco mesmos. Ainda mais nesse período difícil em que nos encontramos, o importante é ajudarmos as pessoas que estão vulneráveis e afetadas, seja material ou emocionalmente, através do que tivermos possibilidade de contribuir. Entretanto, de nada adianta fazer ações sociais, doar dinheiro, alimentos e roupas se não somos voluntários com as pessoas que estão perto de nós, da nossa família e do nosso trabalho, sendo presentes e tendo empatia. Além de sermos voluntários com os outros, precisamos também cuidar de nós mesmos, preservando nossa mente e nossos projetos de vida.

​Para mim, essa reflexão, esse olhar sobre o que é ser voluntário e como ser, democratiza essas práticas, faz com que elas se incorporem em nossa cultura e rotina, potencializando e multiplicando seu grau de transformação de realidades. Ao valorizar gentilezas simples que temos conosco mesmos e com os outros, motivamos tais atitudes solidárias em mais sujeitos, de forma que o pouco ou o muito que cada um ou uma de nós faz em sua realidade, com suas possibilidades, tem um valor gigante na construção coletiva de uma sociedade, de fato, menos egoísta e mais igualitária. E nesse Dia Nacional do Voluntariado, 28/8, convido você a pensar sobre isso e de que forma pode viver o voluntariado em seu dia a dia, transformando o mundo a partir de ações em seu coração, em sua casa, em seu bairro, em seu trabalho.

Saiba mais sobre o Voluntariado Marista, acessando aqui.