Em tempos de correria, ocupações e demandas, a oração diária tem se provado um significativo recurso para encontrar a paz e a liberdade interior, no meio das atividades cotidianas. Cada vez se faz mais importante reservar um espaço no dia para acalmar o coração, buscar o silêncio e fazer a viagem interior, para que nos mantenhamos atentos aos nossos sentimentos, nossas necessidades e tudo aquilo que, em nós, precisa de cuidado. É também momento ímpar para estar em contato com Deus, sentir sua presença, buscar n'Ele o sentido de tudo o que nos acontece e entregar a Ele nossas preocupações, nossos sonhos e nossas metas.
Marcelino Champagnat, nosso fundador, não iniciava o dia sem esse encontro. Era nesse momento que colocava o seu coração junto ao coração de Deus, entregava e consagrava o seu dia nas mãos de Maria e de seu filho Jesus. Seguindo seu exemplo, no Colégio Marista Sant'Ana também iniciamos nossas atividades diárias com a oração. Seja no turno da manhã ou da tarde, os professores e colaboradores iniciam suas atividades com uma oração coletiva, em que rezamos por nossas intenções e nos colocamos sob a proteção divina. Em sala de aula, com nossos estudantes, iniciamos os primeiros períodos após a oração e um momento de reflexão.
A oração também nos coloca em contato com a Igreja, nossa comunidade de fé. E juntos, neste momento de Quaresma, nos preparamos para a celebração da Páscoa. Nesta Quaresma somos convidados à conversão: olharmos para os caminhos que trilhamos e ajustá-los para que nos levem à felicidade, naquilo que nos engrandece, nos fortalece e nos torna mais fraternos e solidários. Que nesse tempo quaresmal, possamos nos voltar ao essencial, e irmos nos distanciando daquilo que nos distrai de uma vida plena de sentido!
Quaresma: olhar fraterno para a vida
A Quaresma – compreendida pela espiritualidade cristã católica como os quarenta dias que antecedem a Páscoa – provoca-nos a tomar atitudes que aproximem nosso projeto de vida da vivência do amor de Deus. Unindo-nos em fraternidade e cuidado amoroso, somos despertados para a compaixão, discernimento e para o perdão. É o convite para rever nossas opções cotidianas no desejo de torná-las mais geradoras de vida, inspirados na experiência que Jesus fez no deserto.
Em sua mensagem para a Quaresma de 2023, o Papa Francisco reflete sobre a subida de Jesus com os discípulos ao Monte Tabor fazendo uma referência a caminhada sinodal da Igreja. Segundo o Pontífice, “a Quaresma é tempo de graça na medida em que nos pusermos à escuta d’Ele", afirma.