Navegar para Cima

Sobre

Nosso Colégio

O Colégio Marista Sant’Ana localiza-se na região central de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. A escola funciona desde 1904.

​​​​O Marista Sant'Ana integra a Rede Marista, hoje presente em 17 cidades do Rio Grande do Sul, cinco da Região Amazônica e em BrasíliaComo Rede, levamos adiante o compromisso de evangelizar por meio de 18 Colégios, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Hospital São Lucas. Somos também oito Escolas Sociais Gratuitas, nove Centro Sociais, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e presença missionária e pastoral em diversos municípios. Temos mais de 47 mil estudantes e educandos. Na área da Saúde, realizamos uma média de 280 mil atendimentos e 47 mil procedimentos por ano. ​​​

​​​​Fundado em 1904 e com uma reconhecida trajetória na educação, o Colégio Marista Sant'Ana​ é um espaço de aprendizado, descoberta e construção de novos conhecimentos. Está localizado na região central de Uruguaiana, em uma área privilegiada, com mais de 10 mil metros quadrados. Possui infraestrutura completa e adequada para cada nível de ensino, com espaços diferenciados para práticas esportivas.​

Mais de 100 educadores se envolvem, todos os dias, na construção de uma educação integral de qualidade que marca a vida dos que passam pela nossa escola. Cerca de 790 estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio, aprendem, diariamente, que o conhecimento vai além da sala de aula. Tudo isso ocorre por meio de processos comprometidos com valores humano-cristãos, inovação e sustentabilidade.

Em 20 de setembro de 2019, o Colégio Marista Sant'Ana completará 115 anos de efetivo trabalho educativo com crianças e jovens da fronteira oeste do Rio Grande do Sul e nesse trabalho, tem como objetivo a formação de homens de coração aberto a Deus e ao próximo, que aprendam a desenvolver e aperfeiçoar suas capacidades nas dimensões intelectual, moral e cristã. E neste ano de 2019, a dimensão da internacionalidade do instituto Marista se fortalece e é fundada a Região América Sul, promovendo intercâmbios interações, implementando projetos e iniciativas que fortaleçam o carisma evangelizador Marista entre estudantes e professores da rede de escolas Maristas com presença nos países da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.​

Missão

Promover uma educação integral para crianças e jovens, que seja referência no desenvolvimento de processos e serviços de excelência, fundamentados no carisma marista.

Visão

Seremos instituição de referência na educação, pela excelência no processo educativo, nos serviços diferenciados e no compromisso com a inovação e sustentabilidade.

Valores Institucionais

  • Amor ao Trabalho

  •  Audácia

  •  Espírito de Família

  • Espiritualidade

  • Presença

  • Simplicidade

  • Solidariedade​


M​​aristas no mundo

Ao longo de seus 202 anos, o Instituto Marista espalhou-se pelo mundo. Hoje, são mais de 76 mil Irmãos, Leigos e Leiga e colaboradores, e mais de 654 mil crianças, adolescentes e jovens beneficiados, espalhados em mais de 80 países. Temos a missão de formar cidadãos com base em valores humanos e cristãos para a transformação da sociedade. Fundado sob a égide do humanismo cristão, o Instituto posiciona-se na vanguarda da defesa e da promoção dos direitos das infâncias e juventudes. ​​

Saiba mais sobre a história do Colégio


O Colégio Marista Sant´Ana, Escola Marista de Uruguaiana-RS, foi fundado no dia 20 de setembro de 1904, pelo Irmão Weibert – fundador da Província Marista do Sul do Brasil. O primeiro local de funcionamento, nos anos de 1904 e 1905 situava-se na esquina da rua 13 de maio com a General João Manoel.

 No primeiro ano, 1904, matricularam-se 95 alunos, já no segundo, 1905, o número das matrículas passou de 200, tornando-se pequeno o local para atender a quantos desejavam estudar.

Em 1906 o Colégio foi transferido para outra sede, à rua Domingos de Almeida, esquina Monte Casseros. Em 1910, outra mudança. O Colégio instalou-se à rua Bento Martins, onde até hoje se localiza.

Em 1925 o Colégio Sant´Ana recebeu a autorização para seguir o programa oficial de ensino do País e no dia 9 de março do mesmo ano foi aberto o internato que iniciou com 33 jovens. Em 1928, o número de alunos internos era de 142 e 253 externos.

Em janeiro de 1994, parte do patrimônio histórico do Colégio foi destruído por um lamentável incêndio. Entre outros valores as chamas consumiram todo o acervo da biblioteca de antigüidades. Mas, graças ao apoio da Mantenedora e da Comunidade solidária de Uruguaiana, a restauração do prédio foi concluída nos primeiros meses de 1995.​