Promover uma educação integral para crianças e jovens, que seja referência no desenvolvimento de processos e serviços de excelência, fundamentados no carisma marista.
Seremos instituição de referência na educação, pela excelência no processo educativo, nos serviços diferenciados e no compromisso com a inovação e sustentabilidade.
Maristas no mundo
Ao longo de seus 203 anos, o Instituto Marista espalhou-se pelo mundo. Hoje, são mais de 76 mil Irmãos, Leigos e Leiga e colaboradores, e mais de 654 mil crianças, adolescentes e jovens beneficiados, espalhados em mais de 80 países. Temos a missão de formar cidadãos com base em valores humanos e cristãos para a transformação da sociedade. Fundado sob a égide do humanismo cristão, o Instituto posiciona-se na vanguarda da defesa e da promoção dos direitos das infâncias e juventudes.
Saiba mais sobre a história do Colégio
O Colégio Marista Sant´Ana, Escola Marista de Uruguaiana-RS, foi fundado no dia 20 de setembro de 1904, pelo Irmão Weibert – fundador da Província Marista do Sul do Brasil. O primeiro local de funcionamento, nos anos de 1904 e 1905 situava-se na esquina da rua 13 de maio com a General João Manoel.
No primeiro ano, 1904, matricularam-se 95 alunos, já no segundo, 1905, o número das matrículas passou de 200, tornando-se pequeno o local para atender a quantos desejavam estudar.
Em 1906 o Colégio foi transferido para outra sede, à rua Domingos de Almeida, esquina Monte Caseros. Em 1910, outra mudança, o Colégio instalou-se à rua Bento Martins, onde até hoje se localiza.
Em 1925 o Colégio recebeu a autorização para seguir o programa oficial de ensino do País e no dia 9 de março do mesmo ano foi aberto o internato que iniciou com 33 jovens. Em 1928, o número de alunos internos era de 142 e 253 externos.
Em janeiro de 1994, parte do patrimônio histórico do Colégio foi destruído por um lamentável incêndio. Entre outros valores as chamas consumiram todo o acervo da biblioteca de antigüidades. Mas, graças ao apoio da Mantenedora e da Comunidade solidária de Uruguaiana, a restauração do prédio foi concluída nos primeiros meses de 1995.