O Marista Sant'Ana integra a Rede Marista, hoje presente em 17 cidades do Rio Grande do Sul, cinco da Região Amazônica e em Brasília. Como Rede, levamos adiante o compromisso de evangelizar por meio de 18 Colégios, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Hospital São Lucas. Somos também oito Escolas Sociais Gratuitas, nove Centro Sociais, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e presença missionária e pastoral em diversos municípios.
Fundado em 1904 e com uma reconhecida trajetória na educação, o Colégio Marista Sant'Ana é um espaço de aprendizado, descoberta e construção de novos conhecimentos. Está localizado na região central de Uruguaiana/RS, em uma área privilegiada, com mais de 10 mil metros quadrados. Possui infraestrutura completa e adequada para cada nível de ensino, com espaços diferenciados para práticas esportivas.
Mais de 100 educadores se envolvem, todos os dias, na construção de uma educação integral de qualidade que marca a vida dos que passam pela nossa escola. Cerca de 900 estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio, aprendem, diariamente, que o conhecimento vai além da sala de aula. Tudo isso ocorre por meio de processos comprometidos com valores humano-cristãos, inovação e sustentabilidade.
Em 20 de setembro de 2021, o Colégio Marista Sant'Ana completou 117 anos de efetivo trabalho educativo com crianças e jovens da fronteira oeste do Rio Grande do Sul e nesse trabalho, tem como objetivo a formação de homens de coração aberto a Deus e ao próximo, que aprendam a desenvolver e aperfeiçoar suas capacidades nas dimensões intelectual, moral e cristã.
Missão
Promover uma educação integral para crianças e jovens, que seja referência no desenvolvimento de processos e serviços de excelência, fundamentados no carisma marista.
Visão
Seremos instituição de referência na educação, pela excelência no processo educativo, nos serviços diferenciados e no compromisso com a inovação e sustentabilidade.
Saiba mais sobre a história do Colégio
O Colégio Marista Sant´Ana, Escola Marista de Uruguaiana-RS, foi fundado no dia 20 de setembro de 1904, pelo Irmão Weibert – fundador da Província Marista do Sul do Brasil. O primeiro local de funcionamento, nos anos de 1904 e 1905 situava-se na esquina da rua 13 de maio com a General João Manoel.
No primeiro ano, 1904, matricularam-se 95 alunos, já no segundo, 1905, o número das matrículas passou de 200, tornando-se pequeno o local para atender a quantos desejavam estudar.
Em 1906 o Colégio foi transferido para outra sede, à rua Domingos de Almeida, esquina Monte Caseros. Em 1910, outra mudança, o Colégio instalou-se à rua Bento Martins, onde até hoje se localiza.
Em 1925 o Colégio recebeu a autorização para seguir o programa oficial de ensino do País e no dia 9 de março do mesmo ano foi aberto o internato que iniciou com 33 jovens. Em 1928, o número de alunos internos era de 142 e 253 externos.
Em janeiro de 1994, parte do patrimônio histórico do Colégio foi destruído por um lamentável incêndio. Entre outros valores as chamas consumiram todo o acervo da biblioteca de antigüidades. Mas, graças ao apoio da Mantenedora e da Comunidade solidária de Uruguaiana, a restauração do prédio foi concluída nos primeiros meses de 1995.
É tempo de ser marista
Em um momento de tantos desafios, como podemos reinventar nossa realidade?
Nós, maristas, acreditamos que é tempo de ser.
É tempo de ser presença responsável,
cumprindo os protocolos para que a pandemia passe.
É tempo de ser acolhida,
escutando as dores e os anseios uns dos outros.
É tempo de ser aprendizado,
por meio de uma educação integral.
É tempo de ser solidariedade,
transformando a realidade dos que mais precisam.
É tempo de ser família,
para superarmos juntos os desafios que surgem.
É tempo de ser sinal de esperança,
fazendo do amor o caminho para um mundo melhor.
É tempo de ser marista.