Níveis de Ensino

Ensino Médio

Tão importante quanto formar estudantes com domínio acadêmico é desenvolver a consciência ética e humana. Incentivamos a construção do projeto de vida do jovem, enaltecendo suas habilidades e capacidades, apresentando inúmeras oportunidades.

MANTER O FUTURO EM MOVIMENTO NOS COMPLETA

Etapa conclusiva da vida escolar, o Ensino Médio traz uma série de aprendizagens e desafios. Paralelamente, coincide com as descobertas, as transformações e os anseios naturais da adolescência. Trata-se, ainda, de uma fase intermediária para o estudante, pois abre passagem para um novo caminho, com o ingresso no Ensino Superior.

Compreendendo a complexidade desse contexto, nós fundamentamos nosso fazer pedagógico na educação integral, que se traduz na prática da excelência acadêmica com o cultivo da formação humana. Assim, o jovem é motivado a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a tradição de ser marista ao compromisso de sempre inovar. Por isso, nosso jeito de educar engloba a preparação acadêmica, a formação de valores humano-cristãos, o cuidado com a vida e o meio ambiente, o despertar de talentos e diferentes formas de aprender.

Diariamente, nossos educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões. Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornando-se protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.​​

DIFERENCIAIS​​

Formação de Lideranças

Nossa escola trabalha o protagonismo juvenil, fundamentado em valores de justiça, igualdade e humanização. Desse modo, contribuímos para a formação de líderes democráticos, descentralizadores, que saibam ouvir, tenham empatia, senso de justiça, empreendedorismo, espírito de equipe, fraternidade, união e solidariedade. Além de debates em sala de aula e projetos pedagógicos, os estudantes podem participar do Grêmio Estudantil e da Pastoral Juvenil Marista (PJM).

Pensando no Futuro

A construção do projeto de vida contempla escolhas pessoais, profissionais, familiares, assim como o relacionamento consigo, com o outro e com a sociedade. Por isso, incentivamos o estudante a refletir sobre essas questões por meio do diálogo e das atividades práticas de autoconhecimento e integração. Paralelamente, o projeto de orientação profissional compreende testes vocacionais, palestras com profissionais e feiras. Também são realizadas vivências voltadas para a liderança e o empreendedorismo.

Preparação para o Ensino Superior

Com o objetivo de qualificar o aproveitamento escolar e intensificar a aprendizagem para o ingresso na universidade, os conteúdos são trabalhados de forma contextualizada, tendo como foco a pesquisa, o protagonismo e o desenvolvimento do pensamento crítico. Além disso, os estudantes recebem materiais didáticos específicos e participam de simulados para que tenham contato com as questões e o formato das provas do Enem e do vestibular.

Produção Científica

Os estudantes são desafiados a propor e participar de espaços de apresentação e troca de experiências, tendo como foco a defesa de projetos científicos construídos ao longo do ano letivo nas diferentes áreas do conhecimento. Assim como no Ensino Fundamental, a exposição dos trabalhos é realizada interna e externamente.

mosaico-fotos-site-06.png