Níveis de Ensino

Educação Infantil

Nessa fase, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento pedagógico. Cada detalhe é importante na construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem a socialização, a autonomia e a cooperação.

​​​​​BRINCAR NOS COMPLETA ​

​Nos primeiros anos da vida escolar, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças. Nessa fase, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a socialização, a autonomia, a cooperação e a solidariedade.

​Acreditamos na valorização do brincar como uma das primeiras formas de expressão da criança e de sua relação com o mundo. Por isso, nossos espaços são pensados e organizados para proporcionar aos estudantes momentos que incentivam a imaginação, a criatividade, a socialização, a descoberta, a autonomia e o protagonismo.​​​

DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

​Nossa proposta pedagógica valoriza a​s capacidades e os saberes das crianças, acreditando em seu potencial e nos conhecimentos que cada uma delas traz em seu repertório cultural e familiar. Para guiar nossos educadores nesse sentido, contamos as Diretrizes da Educação Infantil Marista, alicerçadas nas concepções das novas infâncias e no debate sobre os processos de desenvolvimento da criança e as ​​formas como ela se apropria de significados​ e se expressa.​

A elaboração das atividades e dos projeto​s ​​envolve a escuta e a observação dos professores sobre o modo como as crianças se relacio​nam com as experiências oportunizadas para elas. Ou seja, também são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa e de curiosidades trazidas pelas crianças.

Os planejamentos pedagógicos s​ão realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, desenvolvem ações de leitura e escrita, de desenho, de música, de jogos e construções matemáticas, além de experiências, envolvendo o contato com a natureza e a linguagem tecnológica.​​​​​​

DIFERENCIAIS​

​Acolhida e Adaptação

No início do ano, as crianças e os pais participam de atividades de integração e adaptação escolar. O objetivo é proporcionar um ambiente escolar acolhedor, familiar e rico em estímulos. Dessa forma, contribuímos para a formação de vínculos entre estudantes, professores e famílias, bem como,​ possibilitamos o reconhecimento dos espaços físicos da nossa escola.

Acompanhamento Nu​tricional

Em nosso Colégio, a Nutrição tem a finalidade de orientar as crianças ​​sobre a importância de uma alimentação balanceada. Uma nutricionista organiza o cardápio e acompanha o desenvolvimento da criança. Também são realizadas atividades lúdicas que visam à formação de hábitos saudáveis.

​Projetos Pedagógicos

Os projetos pedagógicos são criados a partir dos questionamentos e das intervenções das crianças. Assim, são desenvolvidas iniciativas interdisciplinares que incentivam a criatividade, o trabalho em equipe e o lúdico. As atividades vão além da sala de aula, estendendo-se a outros espaços que são planejados com a intencionalidade de despertar ainda mais a busca pelo saber.

​​Espaço de Experimentação

Um ambiente pensado a partir da necessidade de um espaço pedagógico que amplia o contato com a natureza, evidenciando os contextos ecológicos e de experimentação científica no processo de aprendizagem dos estudantes. Este espaço infantil conta com materiais planejados para que os estudantes tenham autonomia e sejam provocados a uma atitude de investigação e criação nos percursos de estudo, configurando-se como espaços versáteis de liberdade de expressão, criatividade e autonomia.​​​

Formação de Valores​​

O enfoque da educação marista é a formação integral, desenvolvendo, paralelamente ao conteúdo, valores humano-cristãos. Iniciativas que despertam para a responsabilidade consigo, com o outro e com a sociedade.