Nosso Colégio

O Colégio Marista Sant’Ana localiza-se na região central de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. A escola funciona desde 1904.

​O Colégio Marista Sant'Ana integra o Marista Brasilrede de 98 escolas e colégios distribuídos em 20 estados do nosso país e no Distrito Federal. Partilhamos os mesmos valores, projeto pedagógico e a missão educar e evangelizar crianças, adolescentes e jovens a partir do carisma Marista, em uma jornada de conhecimento que os transforma em protagonistas da própria história. ​  ​​​

​​​​Fundado em 1904 e com uma reconhecida trajetória na educação, o Colégio Marista Sant'Ana​ é um espaço de aprendizado, descoberta e construção de novos conhecimentos. Está localizado na região central de Uruguaiana/RS, em uma área privilegiada, com mais de 10 mil metros quadrados. Possui infraestrutura completa e adequada para cada nível de ensino, com espaços diferenciados para práticas esportivas.​

Mais de 100 educadores se envolvem, todos os dias, na construção de uma educação integral de qualidade que marca a vida dos que passam pela nossa escola. Cerca de 90​0 estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio, aprendem, diariamente, que o conhecimento vai além da sala de aula. Tudo isso ocorre por meio de processos comprometidos com valores humano-cristãos, inovação e sustentabilidade.

Em 20 de setembro de 2023, o Colégio Marista Sant'Ana completou 119​​ anos de efetivo trabalho educativo com crianças e jovens da fronteira oeste do Rio Grande do Sul e nesse trabalho, tem como objetivo a formação de homens de coração aberto a Deus e ao próximo, que aprendam a desenvolver e aperfeiçoar suas capacidades nas dimensões intelectual, moral e cristã.

Missão

Promover uma educação integral para crianças e jovens, que seja referência no desenvolvimento de processos e serviços de excelência, fundamentados no carisma marista.

Visão

Seremos instituição de referência na educação, pela excelência no processo educativo, nos serviços diferenciados e no compromisso com a inovação e sustentabilidade.

​Saiba mais sobre a história do Colégio

O Colégio Marista Sant´Ana, Escola Marista de Uruguaiana-RS, foi fundado no dia 20 de setembro de 1904, pelo Irmão Weibert – fundador da Província Marista do Sul do Brasil. O primeiro local de funcionamento, nos anos de 1904 e 1905 situava-se na esquina da rua 13 de maio com a General João Manoel.

​​No primeiro ano, 1904, matricularam-se 95 alunos, já no segundo, 1905, o número das matrículas passou de 200, tornando-se pequeno o local para atender a quantos desejavam estudar.

Em 1906 o Colégio foi transferido para outra sede, à rua Domingos de Almeida, esquina Monte Caseros. Em 1910, outra mudança, o Colégio instalou-se à rua Bento Martins, onde até hoje se localiza.

Em 1925 o Colégio recebeu a autorização para seguir o programa oficial de ensino do País e no dia 9 de março do mesmo ano foi aberto o internato que iniciou com 33 jovens. Em 1928, o número de alunos internos era de 142 e 253 externos.

Em janeiro de 1994, parte do patrimônio histórico do Colégio foi destruído por um lamentável incêndio. Entre outros valores as chamas consumiram todo o acervo da biblioteca de antigüidades. Mas, graças ao apoio da Mantenedora e da Comunidade solidária de Uruguaiana, a restauração do prédio foi concluída nos primeiros meses de 1995.​

É tempo de ser marista

Em um momento de tantos desafios, como podemos reinventar nossa realidade?

Nós, maristas, acreditamos que é tempo de ser.

É tempo de ser presença responsável,

cumprindo os protocolos para que a pandemia passe.

É tempo de ser acolhida,

escutando as dores e os anseios uns dos outros.

É tempo de ser aprendizado,

por meio de uma educação integral.

É tempo de ser solidariedade,

transformando a realidade dos que mais precisam.

É tempo de ser família,

para superarmos juntos os desafios que surgem.

É tempo de ser sinal de esperança,

fazendo do amor o caminho para um mundo melhor.

É tempo de ser marista.