Navegar para Cima

Notícias

Adaptação escolar

23/02/2022
 
O período de adaptação escolar é um elemento fundamental para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança ao longo do ano.

​​​​​Ingressar no Colégio e encarar o cotidiano escolar, ou mesmo a volta à rotina no início de um ano letivo, traz uma série de descobertas e alegrias, mas também pode trazer dúvidas, ansi​edades e inseguranças, tanto para os estudantes quanto para as famílias. Um olhar cuidadoso e carinhoso é fundamental nesta fase, na qual as crianças e os jovens entram em contato com pessoas que não integram seu círculo familiar. Novos hábitos são adotados a partir das atividades promovidas na escola, com horários e combinações. Além disso, começam a se formar novos vínculos por meio do convívio com os co​legas e os educadores.​​

​Para os pais, o período de adaptação pode suscitar preocupações referente ao bem-estar e à segurança de seus filhos, já que passam a deixá-los em um novo ambiente e com outras pessoas. Nesse sentido, é fundamental a confiança estabelecida com a escola para se construir uma relação de respeito, afeto e diálogo. À medida que a família está tranquila e segura, a criança também passa a se sentir mais confortável e disposta para frequentar as aulas.

Atendendo às necessidades de cada nível de ensino, são realizadas ações como apadrinhamento a novos alunos, adaptação da carga horária, entrega de Guias de Orientações e atendimento personalizado às famílias que promove a integração, a confiança, o sentimento de pertença e a identificação, afim de tornar a vida escolar significativa.​

​No início do ano, as crianças e os pais participam de atividades de integração e adaptação escolar. O objetivo é proporcionar um ambiente escolar acolhedor, familiar e rico em estímulos. Dessa forma, contribuímos para a formação de vínculos entre estudantes, professores e famílias, bem como possibilitamos o reconhecimento dos espaços físicos da nossa escola.

​​​​