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O processo de alfabetização e letramento no Colégio Marista Sant'Ana

25/04/2022
 
Alfabetização é um marco na trajetória escolar de nossos estudantes 

​O processo de alfabetização e letramento é um marco na trajetória escolar de nossos estudantes. Para os pais, representa expectativa. Para as crianças, significa novas descobertas. Para os educadores, contempla novas perspectivas de aprendizagens. 

No Marista Sant'Ana o processo de alfabetização e letramento é desenvolvido por meio de abordagens lúdicas e de elementos do cotidiano. "​A criança caracteriza-se principalmente pela sua criatividade, pelo fascínio das descobertas, das atividades e situações diferentes, enfim, possui extremo interesse pelo novo, pelo palpável e por tudo que é concreto. Dessa forma o processo de aprendizagem na alfabetização e letramento torna-se prazeroso, fácil e dinâmico.  Na alfabetização e no letramento a criança não brinca por brincar, ela brinca com propósitos e com um olhar pedagógico. O lúdico enriquece o vocabulário, aumenta o raciocínio lógico e a leva a avançar suas hipóteses. Assim desenvolve o processo de ensino aprendizagem e se alfabetiza de forma divertida e prazerosa. Quando a criança  é motivada pelo prazer, se envolve mais facilmente nas atividades e, consequentemente, fica à disposição para aprender.

A ludicidade se apresenta como requisito fundamental tanto ao desenvolvimento cognitivo e motor, quanto à socialização e a aprendizagem. A alfabetização torna-se divertida quando a criança brinca e, dessa maneira, vai construindo seu aprendizado. O lúdico, junto com o imaginário, oferece caminhos amplos para o desenvolvimento das crianças tornando-as mais críticas, autônomas, criativas, felizes e, com isso, realizam um aprendizado com mais significação.  Toda educação, verdadeiramente comprometida com o exercício da cidadania, assim como a Rede Marista, precisa criar condições para o desenvolvimento das capacidades, potencialidades, habilidades e competências de um cidadão crítico e propositivo." Explicam as educadoras do 1º Ano do Ensino Fundamental, Camila Samuel,  Neila Auzani e Roberta Sanchotene. 

Por meio de situações brincantes, que contribuem para o desenvolvimento do raciocínio, os estudantes comparam sons, divertem-se com rimas e aproximam-se do sistema alfabético de uma maneira prazerosa. Durante o processo de alfabetização e letramento, as crianças elaboram suas hipóteses de escrita a partir das propostas que são realizadas em sala de aula. Por isso, buscamos elementos dos contextos social e cultural vivenciados pelos estudantes, para que a aprendizagem seja significativa e leve em conta a singularidade de cada um. 

A supervisora pedagógica dos Colégios da Rede Marista, Bibiana de Oliveira João de Deus, cita a exploração de palavras estáveis, como o próprio nome do estudante. Esse exemplo auxilia na descoberta e construção do uso das letras na composição de cada nome e na associação e percepção das regularidades existentes na escrita. “A partir disso, as crianças vão se sentindo mais seguras para tentar escrever o nome dos colegas, dos familiares, da professora, ou seja, palavras que são significativas e carregam uma história afetiva", comenta. ​