Navegar para Cima

Notícias

A curiosidade no processo de aprendizado

19/11/2021
 
Por meio de contextos investigativos, a Educação Infantil realiza investigações que ocorrem em situações significativas para as crianças, de acordo com seus interesses e curiosidades.

​​​Ao trabalhar com projetos, possibilitamos um caminho de construção, o qual oferece para as crianças um papel de protagonista de suas aprendizagens, percebendo a criança como um ser capaz, competente, com um imenso potencial e desejo de crescer.​

Na Educação Infantil, os projetos percorrem inúmeras etapas, entre elas, a pesquisa, o aprender em sala de aula para além dos conteúdos, os diversos procedimentos de pesquisa, a organização e a expressão dos conhecimentos construídos.

Deste modo, é possível criar experiências e vivências que instiguem a curiosidade da criança, nas quais, elas possam observar, manipular e descrever as ações resultantes em experimentos, conquistando e construindo, assim, a aprendizagem. 

Os projetos pedagógicos são criados a partir dos questionamentos e das intervenções das crianças. Assim, são desenvolvidas iniciativas interdisciplinares que incentivam a criatividade, o trabalho em equipe e o lúdico. As atividades vão além da sala de aula, estendendo-se a outros espaços que são planejados com a intencionalidade de despertar ainda mais a busca pelo saber.

Sala de aula:

Por meio de contextos investigativos, a Educação Infantil realiza inv​estigações que ocorrem em situações significativas para as crianças, de acordo com seus interesses e curiosidades. Foi assim que a turma 06 investigou as sementes da banana no nosso laboratório de pesquisa, questionamento que surgiu em sala de aula após estudar sobre a importância de uma alimentação saudável. 

Na primeira fase da vida escolar, a investigação é um dos princípios para a aprendizagem, visto que a curiosidade das crianças sobre diferentes fenômenos e eventos contribui para o surgimento de vários projetos. ​​