Matemática + Conhecimentos + Empreendedorismo = Projeto de Vida
Com o objetivo de promover práticas que propõem articulações e interações que perpassem as diferentes áreas do conhecimento e afim de possibilitar uma visão mais integrada da matemática à realidade, nossos estudantes do 1º Ano do Ensino Médio, estão construindo um Projeto interdisciplinar que integra Conhecimentos Matemáticos Fundamentais a diversas Áreas do Conhecimento, promovendo o Empreendedorismo e a Sustentabilidade Ambiental e Financeira. conhecimento, empreendedorismo e chocolate.
Mas, qual o contexto social catalisador dessa atividade?
Se você pensou na Páscoa , acertou! A Páscoa, que para nós cristãos, tem como significado a ressurreição de Jesus Cristo, também move o comércio no mundo inteiro, sendo fonte de renda para muitas famílias. E essa data tão importante está repleta de MATEMÁTICA!
Quais as áreas de conhecimento que foram trabalhadas?
Matemática e suas Tecnologias -> Tecnologias educacionais; Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Linguagens.
Quais os conteúdos trabalhados neste Projeto?
Matemática financeira e Geometria.
Eixos estruturantes do Projeto:
Os eixos estruturantes das Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio também foram contemplados durante o projeto, da seguinte forma, nos seguinte eixos:
Processos criativos: A criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida através da aquisição de repertório, processo e foco. Desenvolvê-la é um processo que só acontece se cada um se coloca aberto a experimentar, rompendo bloqueios. Estes, nos acompanham durante a vida, mesmo sem os notarmos: o medo de errar, a visão de não ser criativo, a crença de que só existe uma resposta certa, de que pedir ajuda pode aparentar fraqueza. Trabalhá-los e rompê-los é um processo.
Empreendedorismo: A visão que deseja-se passar é a de que empreender não é só abrir uma empresa, empreender é uma postura. Uma postura voltada para a ação, uma lente para lidar com a vida com menos foco em acertar sempre e maior foco em aprender sempre. Os estudantes serão estimulados a desenvolver empreendimentos pessoais ou coletivos alinhados com o seu projeto de vida, ampliando as habilidades relacionadas ao autoconhecimento.
Investigação Científica: Os estudantes buscarão entender melhor as questões e pessoas envolvidas em seus projetos, fazendo pesquisas, entrevistas e análise de dados. A partir da demanda levantada eles precisaram mobilizar as competências e habilidades trabalhadas em diferentes áreas do conhecimento.
Mediação e intervenção sociocultural: Perceber a historicidade presente em aspectos diversos da vida social. Nutrindo a consciência da responsabilidade do jovem e sua atuação e reconhecimento enquanto um sujeito histórico.
Situação-Problema:
Como os conhecimentos matemáticos, podem contribuir com os aspectos sociais, econômicos e financeiros do Projeto de Vida dos/das estudantes?
Metodologia:
Jornalismo: Soltando a voz!
Arteiros: Criando uma embalagem biodegradável
Toque de Chef: Uma pitada de inovação
Design Gráfico: Criação de Tags informativas -> Além dos materiais confeccionado nas oficinas, todos produziram infográficos sobre as informações coletadas e os aprendizados construídos nas práticas.
Jornalismo: Soltando a voz!
Nessa oficina, os/as estudantes escolheram um dos temas disponíveis para investigação científica, criaram um vídeo ou podcast sobre a temática e entrevistaram pessoas especialistas na área! Os estudantes participantes dessa oficina, receberam a visita de um jornalista, Arthur Rilo, que deu dicas de como gravar e de como se portar perante as câmeras.
Arteiros: Criando uma embalagem biodegradável
Já refletiu sobre as plantações de arroz do munícipio de Uruguaiana? Já pensou em utilizar a casca do arroz para criar uma embalagem biodegradável? É o que nossos estudantes fizeram! A oficina desenvolvida no laboratório de química, contou com a visita de profissionais envolvidos na cultura do arroz.

Toque de cheff: Uma pitada de inovação
Todo mundo gosta de chocolate, né? Nessa oficina os estudantes confeciconaram os chocolates em formas geométricas e deram um toque de originalidade e exclusividade na receira, acrescentando algo que dê um sabor diferenciado, um toque especial! Os estudantes dessa oficina receberam a visita de uma confeiteira que deu dicas de como derreter e moldar o chocolate.

Design Gráfico: Criação de etiquetas informativas
A tabela nutricional é extremamente importante, para que seja possível identificar a presença de lactose, glúten e outras coisas, bem como observar a quantidade de calorias. As nossas tags são um pouco diferenciadas, além das informações nutricionais, consta dados sobre os sólidos geométricos e as propriedades físico-químicas do chocolate, tudo isso com o auxílio de uma nutricionista e um design gráfico.

Fique por dentro das nossas redes sociais e acompanhe mais informações sobre as atividades dos nossos estudantes!