Navegar para Cima

Notícias

5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TERÁ AVALIAÇÃO

13/04/2021
Educação
As provas têm como objetivo diagnosticar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

​​​Nesta semana, nos dias 14 e 15 de abril, realizaremos uma avaliação online do 5º do Ensino Fundamental. A ação, que ocorre em parceria com a empresa Evolucional, tem como objetivo analisar, qualificar e aprimorar os processos de ensino e aprendizagens dos estudantes. As provas são divididas em duas etapas, a primeira em abril, a segunda em novembro.   

Essa primeira etapa visa criar um diagnóstico do que foi aprendido pelos estudantes até o 4º ano do EF. A avaliação será feita de forma virtual, na plataforma da Evolucional e aborda, respectivamente em 14 e 15 de abril, os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matem​ática. O login e a senha de acesso já foram disponibilizados pela nossa TE.  

A segunda fase, em novembro deste ano, é somativa, complementando os conteúdos abordados ao longo do ano letivo. Essa avaliação permite propormos estratégias mais assertivas, redimensionando a trajetória de aprendizagem dos estudantes e qualificando nosso processo pedagógico. Dessa forma, é essencial a participação comprometida do estudante e o incentivo das famílias, pois contribuem para a confiabilidade dos resultados, bem como nos indicadores reais para a melhoria do desempenho escolar.  

"A avaliação externa é um excelente instrumento que permite o diagnóstico, acompanhamento e a melhoria do processo ensino-aprendizagem, com uma análise personalizada do desempenho individual de cada estudante, possibilitando um olhar focado em qualificar ações que promovam reflexão sobre os resultados, gerando indicadores que serão utilizados pelos professores para o planejamento de ações que qualifiquem o desempenho e promovam melhores resultados",​ explica a Coordenadora Pedagógica​ Franciellen Lisbôa.

Informações adicionais:   

  • Os gabaritos ficarão disponíveis na plataforma até o final de cada dia de avaliação.  

  • Em caso de ausência do estudante nos dias da avaliação, não poderá ser realizada avaliação em outra data, uma vez que a atividade é pensada em um calendário único para todos os Colégios Maristas. Sendo assim, o aluno ficará sem seu diagnóstico.  

  • Professores, as coordenações e a Direção do Colégio têm acesso resultados das avaliações. Os dados estatísticos servem para análise e tomada de decisões em relação aos processos pedagógicos. Estudantes, pais e/ou responsáveis têm acesso aos resultados de desempenho individual.  ​