Navegar para Cima

Notícias

Colégio inicia ano letivo em bimodalidade: do online ao presencial

22/02/2021
Educação
No dia 22/2, o colégio Marista Sant'Ana iniciou o ano letivo com aulas presenciais e online

​​​​​​​​​​​O Colégio Marista Sant'Ana, iniciou hoje, 22/2, o ano letivo 2021. Após um período de aulas remotas e muito planejamento, a escola conseguiu através da organização e dos grupos locais: COE e Presença retomar de forma presencial e online as aulas. Iniciaram hoje, de forma presencial, em torno de 15 a 20 estudantes em cada turma tanto do Ensino Médio, quanto do 8º e 9º ano EF. A organização do espaço, da quantidade de estudantes e dos grupos que estão em modo presencial nesta semana, ocorreu conforme pesquisa realizada com as famílias, e obedecendo o Decreto Estadual 55-759, que exige apenas distanciamento de 1,5 metros entre as cadeiras dentro da sala.


​​ Texto auxiliar da imagem

salas de aula com distanciamento conforme decreto estadual

​Os estudantes da Educação Infantil retornaram todos de forma presencial, seguindo as determinações e o período de adaptação das crianças. Os outros níveis de ensino iniciaram de forma remota, e retornarão ao presencial conforme calendário abaixo:

Classes de alfabetização 1º e 2º ano EF: Início das aulas presenciais: 1/3 para o grupo A, na semana seguinte procede-se ao sistema de revezamento dos grupos de estudantes.

Turmas do 3º ao 5º ano EF: Início das aulas presenciais: 8/3 para o grupo A, na semana seguinte procede-se ao sistema de revezamento dos grupos de estudantes.

Turmas do 6º e 7º ano EF: Início das aulas presenciais: 1º/3 para o grupo A, na semana seguinte procede-se ao sistema de revezamento dos grupos de estudantes.

Para realizarmos as aulas na forma de bimodalidade utilizamos as plataformas Marista Virtual e Microsoft Teams. Mesmo em novo formato, as aulas assíncronas contemplam roteiros de estudos com atividades semanais incluindo videoaulas, exercícios, indicação de leituras e a utilização dos livros didáticos digitais.

Ainda em um cenário atípico de pandemia, as atividades que retornaram ao formato presencial foram adaptadas para a preservação da segurança de cada estudante. Para tanto, a instituição conta com medidas como o uso obrigatório de máscara por todos que circularem pelo colégio, higienização constante dos espaços, escalonamento dos horários de entrada, saída e de recreio, além de treinamentos de segurança contínuos entre professores e funcionários.


​​ Texto auxiliar da imagem

Estudantes da Educação Infantil realizando atividades 

​A volta às aulas 2021 foi planejada com muita dedicação e empenho pelos nossos educadores. Todos os estudantes estão sendo acolhidos com o carinho e a atenção que tanto fazem parte do jeito marista de educar, e darão continuidade ao seu processo de ensino e aprendizagem seguindo todos os protocolos de cuidado e segurança.

A nossa diretora, Marisa Crivelaro, comenta que todo recomeço exige que coloquemos uma boa dose de fé e esperança em nosso agir, pensar e sentir. Esses são os sentimentos que nos movem neste recomeço. Acreditamos no potencial de cada um para praticar o cuidado consigo, com o outro, com a vida, maior presente que Deus nos deu!

Juntos e com todos os cuidados necessários, vamos viver um 2021 incrível!​​