Navegar para Cima

Notícias

Aulas presenciais suspensas para todos os níveis de ensino

27/02/2021
Institucional
Na noite de ontem, 28/2, a 1ª Vara da Fazenda Pública decidiu em antecipação de tutela pela suspensão das aulas presenciais de instituições de ensino públicas e privadas

​​Na noite de ontem, 28/2, a 1ª Vara da Fazenda Pública decidiu em antecipação de tutela pela suspensão das aulas presenciais de instituições de ensino públicas e privadas, em todos os níveis de ensino, enquanto perdurar a situação de bandeira preta conforme o modelo de distanciamento controlado adotado pelo Estado. Dessa forma, comunicamos que a partir de hoje, 1º/3, não haverá atividades presenciais para as turmas da Educação Infantil, 1º e 2º anos EF do Marista Sant'Ana. Os estudantes continuarão seu processo de ensino e aprendizagem por meio de atividades domiciliares. 

Continuaremos atentos às determinações estaduais, municipais e judiciais, e informaremos a comunidade escolar sempre que houver novas orientações. As atividades domiciliares serão realizadas a partir dos agrupamentos organizados na semana passada. Em caso de dúvidas, pedimos que entrem em contato com a Orientação Educacional.

Seguimos à disposição e em constante diálogo com a nossa comunidade escolar.  ​

Confira abaixo algumas orientações e esclarecimentos às famílias:​

Desde o início da Pandemia foram publicados vários decretos, tanto do Governo do RS, quanto do nosso município, em relação a Instituições de Educação. Salientamos que todas as instituições de ensino devem atender aos decretos sob pena de sofrerem autuações em caso de descumprimento. No nosso município, somente foi permitido retorno para as escolas particulares, de forma escalonada, a partir de 22 de fevereiro de 2021 e atendendo ao critério de número máximo de estudantes por sala, priorizando o distanciamento de 1,5m.

Datas de retorno em Uruguaiana:

  • 22/02/2021 – Educação Infantil, 8º e 9º ano dos Anos Finais e Ensino Médio

  • 01/3/2021- 1º e 2º ano dos Anos Iniciais e 6° e 7° dos Anos Finais

  • 08/3/2021 – 3°,4° e 5° ano dos Anos Iniciais

A Rede Marista sempre cumpriu com a Legislação vigente e com todos os protocolos de segurança. Sempre primou pelos espaços pedagógicos adequados, para que seja possível atender, da melhor forma possível, nossos estudantes e educadores.

Como preparamos nosso retorno?

Logo que foram canceladas as aulas presenciais em 2020, foi formado um Grupo de Trabalho da Rede Marista para realizar um Guia de Retorno/Protocolo. Durante todo o ano de 2020, este foi sendo ajustado para que todas as resoluções e decretos fossem contemplados.

  • O Colégio Marista Sant´Ana foi a primeira escola de Uruguaiana a realizar a entrega do Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Transmissão de COVID-19 ao COE Municipal, como preconiza decreto nº 55292 de 04/06/2020, do Governo do Estado do RS, onde constam as exigências em relação aos protocolos de biossegurança que cada instituição deve adotar.

  • Participamos ativamente da Comissão de Retorno às aulas presencias do município de Uruguaiana.

  • Cumprimos com todas as exigências em relação à documentação necessária (PPCI/Plano de contingência/Alvará sanitário) para que pudéssemos iniciar com aulas presenciais no dia 22/02/2021.

  • Foram realizadas visitas de fiscalização e orientações ao colégio, do setor de Vigilância Sanitária do Município, em novembro/2020 e fevereiro/2021.

  • No dia 24 de fevereiro,  estiveram no Colégio, integrantes do COE Municipal para fiscalizar a organização das salas de aulas com o devido distanciamento, identificação das demarcações, disponibilização de dispensers de álcool gel/medição de temperatura/organização da cantina/dos espaços da Educação Infantil/refeitório, banheiros e também puderam verificar o formato de bimodalidade, com o professor atendendo estudantes que estavam participando da aula no formato online e trabalhando com o grupo que estava no presencial simultaneamente, nas turmas dos estudantes finalistas do Ensino Médio.

Fomos parabenizados pela organização e cumprimento das exigências no Plano de Contingência.

Por que todos os estudantes não podem retornar 100% presenciais?

As salas de aula passaram por reformas e foram retirados móveis, como armários, para poder atender mais estudantes, mas somente três salas de aula comportam um número maior, que possa atender com toda a estrutura necessária e com o número limitado, obedecendo ao critério estabelecido em decreto, de 1,5m de distanciamento.  Cada sala de aula foi demarcada com adesivos e quantificado o número máximo de estudantes possíveis na sala e a identificado na entrada.

O espaço do professor foi demarcado, com 2m de distanciamento do quadro em direção aos estudantes.

Esta primeira semana de aula foi um exercício de práticas pedagógicas e estruturais, que nos permitiram fazer adaptações e ajustamentos necessários. Agradecemos a colaboração das famílias que nos ajudaram nesse processo de ajustes, de modo construtivo, compreensivo e solidário. Sendo assim, conseguimos atender todos os estudantes da Educação Infantil, em sistema escalonado, com aulas presenciais com a professora e oficinas lúdicas com as monitoras de aprendizagem. Reorganizamos espaços da escola, mudamos ambientes e vamos atender os estudantes do ciclo de alfabetização, ensino fundamental, 1º e 2º ano EF, com as turmas completas, em tempo integral de horas letivas semanais, com a professora da turma, a partir do retorno as aulas presenciais.

Do 3º ano ao 5 ano dos Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio, serão divididos em agrupamentos A e B, em sistema de revezamento, tendo uma semana de aulas presenciais (assim que for autorizado pelo governo estadual e municipal), e na outra semana, na modalidade online. Essa organização em sistema de revezamento é permitida, no estado do RS nas regiões que não estiverem com bandeira preta. Em locais com bandeira preta como estaremos a partir do dia 27/2 até o dia 7/3, os estudantes do 3º ano EF até o Ensino Médio, terão aulas somente online.

Vale ressaltar que seguimos o protocolo da Rede Marista que foi elaborado com a assessoria do Dr. Fabiano Ramos, médico infectologista do Hospital São Lucas da PUCRS e da Dra Ana Beatriz, médica do trabalho da Rede Marista, para assegurar todos os cuidados de prevenção ao Covid 19.


O que é o TERMO DE ANUÊNCIA?

O Termo de anuência é condição para o estudante estar de forma presencial no Colégio. Significa que pais e estudantes conhecem e estão de acordo com o Protocolo estabelecido pela escola, de Prevenção à Covid 19 e precisam se responsabilizar com o cumprimento das medidas adotadas pelo Colégio.

Para todos os responsáveis educacionais dos estudantes que realizaram a matrícula ou rematrícula foi enviada, por e-mail, uma Pesquisa sobre posicionamento das famílias em relação ao retorno às aulas e atividades presenciais para o início do ano letivo da Rede Marista. No mesmo e-mail contou, em anexo, a Cartilha de retorno às atividades presenciais.

 O objetivo da pesquisa foi de verificar o número de estudantes que frequentariam as aulas presenciais e organizar os agrupamentos. A pesquisa aconteceu de 02 até 10 de fevereiro e foi prorrogada até 16/02.

A publicação dos grupos deu-se muito próximo ao início das aulas, em função do atraso no retorno da pesquisa para que a escola tivesse condições de fazer a divisão destes.​

Resultado da pesquisa:

  • 17,81% não responderam
  • 82,19% responderam, destes 87,48% optaram por presencial e 12,52% online 

Por que não recebi a pesquisa?

Podem ser decorrentes de várias situações: ter realizado a rematrícula ou matrícula após o prazo, não ter confirmado a rematrícula, ou o e-mail do responsável educacional não ter sido atualizado no momento da finalização da rematrícula/matrícula.

Quais os procedimentos necessários para que meu (minha) filho(a) assista às aulas presenciais?

Ter respondido a pesquisa e assinado o Termo de Anuência; se a família não respondeu a pesquisa, deverá solicitar o Termo de Anuência para o e-mail [email protected] o preencher e enviar novamente para o e-mail mencionado. 

Ressaltamos que as aulas presenciais ocorrerão somente com a autorização/decreto do governo estadual e/ou municipal.

Como assistir às aulas online?

Após procedimento de matrícula, o aplicativo leva em torno de dois dias para atualizar o sistema e liberar acesso à plataforma pedagógica do aplicativo Teams. Para acessar o estudante deverá colocar o número da sua matrícula seguido de @maristavirtual.org.br. A senha de acesso é a data de nascimento do estudante, com todos os dígitos. 

Link do tutorial que orienta o acesso à plataforma Pedagógica TEAMS Tutorial acesso ao Microsoft Teams

Para não esquecer:

• Caso um estudante apresente qualquer sintoma da Covid-19, pedimos que a família avise à Coordenação assim que possível e não leve o estudante ao Colégio antes de receber liberação médica; 

• Se alguém que reside na mesma casa que um estudante apresentar qualquer sintoma e/ou confirmação da Covid-19, pedimos que tanto o estudante quanto o responsável não compareçam ao Colégio antes de receberem liberação médica; 

• Se um estudante começar a apresentar sintomas enquanto estiver no Colégio, avisaremos a família e pedimos que o busquem imediatamente;  

• É essencial que as medidas previstas em nossa Cartilha de Protocolos sejam seguidas por todos, como o uso de máscara nos ambientes do Colégio, distanciamento mínimo de 1,5m e higienização constante das mãos e objetos de uso pessoal; 

• Lembramos que o uso da máscara é obrigatório mesmo que estejamos sozinhos em um ambiente do Colégio;  

• Todos também devem seguir os cuidados que adotamos no Marista Sant’Ana fora do ambiente escolar, evitando aglomerações e permanecendo em distanciamento social sempre que possível.  

Qualquer dúvida ligue para o colégio e as coordenações farão contato. Lembramos que nossa forma de atendimento aos pais continua sendo online, por e-mail, telefone. No formato presencial somente se não estivermos em bandeira preta e com o agendamento prévio. (limite máximo de duas pessoas).

Temos a certeza de que podemos continuar contando com a colaboração de todos para a segurança de cada um de nós! Mantenhamos nossa confiança na proteçã​o divina e vamos, juntos, unir nossos esforços por um 2021 incrível!​