Como o cultivo da espiritualidade contribui para a formação integral no Marista Sant'Ana

09/03/2022

Prática está diretamente relacionada ao desenvolvimento dos valores humanos

​No cerne da educação marista, ensinada diariamente em nossos Colégios e Unidades Sociais, está a formação integral. Preparamos os estudantes e educandos para serem cidadãos exemplares, pautados pela ética, empatia e consciência e para que tenham protagonismo sobre o seu próprio conhecimento.Esse desenvolvimento baliza nossa abordagem pedagógica e remete a um itinerário que integra as diversas dimensões que constituem o indivíduo.

Dentro dessa perspectiva, está o cultivo da espiritualidade em nossos espaços de missão.“Na concepção marista, não existe uma vida integral que não considere a dimensão da espiritualidade”, pontua o supervisor de pastoral das Unidades Sociais, Luís Carlos Dalla Rosa.

​A espiritualidade é um dos nossos valores institucionais. Mariana e apostólica, ela é a força que dá sentido às nossas vidas e nos inspira a enxergar o mundo comesperança. O cultivo, por sua vez, visa não apenas fortalecer a dimensão de sagrado, objetiva o fortalecimento de um projeto de vida. “Nossa espiritualidade marista está vinculada à antropologia cristã, mas o seu cultivo precisa acolher outras perspectivas”, reflete o supervisor de pastoral dos Colégios, Luiz Carlos Selbach. O indivíduo volta o olhar para dentro, no horizonte de existência, relacionando o passado, o presente, as convicções, as decisões e os posicionamentos éticos e morais, na busca por orientações em termos de futuro.

A PJM

A Pastoral Juvenil Marista é a organização de grupos juvenis dentro das escolas e das obras sociais Maristas. Um espaço de participação de adolescentes e jovens onde se trabalha a formação de lideranças através da socialização, da construção da consciência crítica, da vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista.

Chamado a fazer parte atuante da história, na PJM o jovem é incentivado a construir a civilização do amor, um futuro pessoal e coletivo, entendendo ser agente de mudança social a partir do seu protagonismo e liderança juvenil. Todo processo é acompanhado por educadores que fazem parte do Serviço de Pastoral Escolar, setor do Colégio.​

Voluntariado Marista

O Voluntariado Marista tem como objetivo contribuir na construção da Cultura da Solidariedade, cooperando com a missão de evangelizar, segundo o carisma marista, formando cidadãos e cidadãs comprometidos/as com a promoção da vida.

Diante de tantas realidades que precisam ser trans​formadas, nossa atuação em prol da solidariedade é a contribuição mais importante que podemos oferecer por meio desse Programa.​​​