As alfabetizadoras, Neila Auzani, Camila Samuel e Roberta Sanchotene participaram da live de partilha de boas práticas da rede marista. As lives acontecem uma vez por semana e abordam temas pertinentes aos educadores dos colégios da rede. As alfabetizadoras tiveram a oportunidade de partilhar como está acontecendo o processo de alfabetização durante as aulas online.
Roberta explicou que apesar de apenas um mês de aula presencial, onde os estudantes estavam ainda em processo de adaptação, as educadoras tiveram que se reinventar e diante das aulas online tiveram o apoio das famílias, e assim, os estudantes conseguiram desenvolver suas habilidades e estão evoluindo positivamente para a alfabetização completa.
Camila destacou as boas práticas das aulas, relembrou os kits que a escola vem fazendo e entregando às famílias. Todo o material é de apoio e auxilia neste processo de descoberta e transformação tanto da linguagem quanto do conhecimento das letras e palavras.
A alfabetizadora Neila, finalizou a fala frisando que sem o apoio da coordenação pedagógica, direção e atuação em rede todo esse desenvolvimento não seria possível. Nesses quatro meses de aulas online, nos reinventamos e gradualmente fomos aumentando os encontros online e o tempo das atividades. Desde o início, os conteúdos que os estudantes precisam aprender são anexados à plataforma Marista Virtual para que na aula online junto à educadora, haja a partilha de dúvidas e construção da aprendizagem.
Para a coordenadora pedagógica, Franciellen Pavanato, desenvolver as habilidades linguísticas dos estudantes é um processo lindo e construtivo, e agora conta com a presença das famílias, reconhecendo, mediando e vivenciando essa fase encantadora da conquista da competência da escrita e leitura.