Nos dias 23 e 25 de novembro nossos educadores, estudantes e famílias participaram de atividades junto a Equipe do Papo de Responsa da 4ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (4ªDPRI). Abordando temas como o cuidado com o educador, a valorização da educação, a mudança na rotina das famílias e a prevenção às drogas os policiais bateram um papo descontraído e bastante informativo com os públicos.
Os encontros puderam estabelecer uma conexão que ao mesmo que trabalhou as emoções, pôde motivar, levar aprendizagens e acolhimento. Os papos foram realizados de forma online pela plataforma Teams e contou com a presença dos policiais civis da 4ª DPRI, Débora Prestes, Michele Brombilla e Dante Schimitz; além do criador do Programa Papo de Responsa, o Inspetor Beto Chaves do Rio de Janeiro e da policial do Espírito Santo Dani Leonel.
Saiba mais sobre o Papo de Responsa
O PAPO DE RESPONSA é um Programa desenvolvido na Polícia Civil do RS desde outubro de 2016, com atuação junto às escolas de ensino fundamental, médio, sejam elas públicas ou privadas, na promoção de um “PAPO” – um diálogo descontraído sobre prevenção à violência e o papel do policial na sociedade, tendo como público alvo a interlocução com crianças, adolescentes e jovens.
Através do PAPO DE RESPONSA ocorre um diálogo descontraído sobre prevenção às drogas e todas as consequências advindas do tráfico e consumo. Outros assuntos de interesse do público focado podem ser tratados em razão dos laços de interação que são formados a partir da aproximação social, tais como Bullying, violência, o ato infracional e seus desdobramentos.
O trabalho da equipe do PAPO DE RESPONSA inicia através de convite das instituições. A partir do agendamento, o tema é proposto por sugestão da escola. Nesse encontro, a conversa entre policiais e alunos se dá de forma descontraída, com espaço para os jovens participarem efetivamente com questionamentos e diálogo nos temas relacionados ao cotidiano escolar. Os policiais, através de atividades, visitas e palestras, promovem esta interação e aproximação da Polícia Civil com a sociedade, essencialmente destacando a importância das escolhas de vida dos jovens.