Navegar para Cima

Notícias

Projeto Escolinha de Champagnat

06/04/2022
 
O Projeto oferece um espaço para refletir sobre a importância da família, do cuidado com a obra de Deus, de descoberta da vocação. Passagens da vida e da obra de São Marcelino Champagnat inspiram os encontros.

​​​​Para os estudantes do turno da tarde, o Projeto Escolinha de Champagnat oferece um espaço para refletir sobre a importância da família, dos ritos familiares, da presença dos amigos, da descoberta do outro, do cuidado com a obra de Deus, de descoberta da vocação. Passagens da vida e da obra de São Marcelino Champagnat inspiram os encontros. O objetivo do projeto é a vivência do carisma marista, através do conhecimento da vida e da obra do fundador, enfatizando suas qualidades de evangelizador, homem de fé e empreendedor, e ainda fatos significativos de sua vida. 

Escolinha de Champagnat - Marca.png

Vamos entender de que maneira o Projeto acontece?

1º Ano EF - Nascimento de Champagnat, sua família e seu lugar de origem 

A partir desta primeira etapa da vida de Champagnat, os estudantes são animados a perceber sua própria família, seus avós, lugar onde nasceram, a escolha do nome, os padrinhos de batismo, a opção religiosa da família. Os encontros contemplam os seguintes aspectos da vida de Champagnat, respectivamente:​ 

• Lugar onde nasceu​; A escolha do nome e o relacionamento com os pais e os irmãos; Padrinhos de Batismo 

2º Ano EF - A infância e adolescência de Champagnat

Serão trabalhados com os estudantes, aspectos relacionados a Champagnat como filho, seu trabalho para ajudar em casa e a vivência da fé em família. Os estudantes serão incentivados a valorizar a profissão de seus pais, a perceberem maneiras de colaborar em casa, na sua família. Além disso, as famílias serão convidadas a um exercício de oração, através da visita da Capelinha de Champagnat. ​

• O trabalho de Champagnat para ajudar em casa; A religiosidade da família; Champagnat e a Escola. 

3º Ano EF - Descoberta da vocação de Champagnat e sua missão

Destaca-se nesta etapa a vocação de Champagnat e os eventos que inspiraram, impulsionaram e potencializaram sua sensibilidade e doação. Os estudantes serão convidados a reconhecerem as atitudes em favor da vida de tantas pessoas que os cercam. Atitudes estas que correspondem ao chamado de Deus para que o ser humano contribua na construção do Reino.

 • A Vocação de Champagnat; O Jovem Montagne; Maria da Anunciação. 

4º Ano EF - A Missão de Marista no Mundo

A partir do emblema, que traz as virtudes maristas, os estudantes serão motivados a refletirem sobre a universalidade do chamado a “tornar Jesus Cristo conhecido e amado" no mundo. Os estudantes refletirão sobre o protagonismo (ser) e o empreendedorismo (fazer) demonstrado por Marcelino e seus irmãos Maristas desde o início do Instituto. Viver o carisma é ir ao encontro do outro.

• Fourvierre – Promessa e Consagração; De La Valla à Oceania; Emblema e as virtudes Maristas. 

​​​​O Projeto é realizado pelo Serviço de Pastoral Escolar.