Novo Ensino Médio: um espaço para o protagonismo

08/02/2022

Diretora Marisa Crivelaro da Silva fala sobre as mudanças no Novo Ensino Médio. Confira.

​​A proposta do novo Ensino Médio a ser implementado a partir de 2022, abre espaço privilegiado para o protagonismo juvenil e dos profissionais da educação. ​ Na jornada dos itinerários formativos os jovens serão provocados a se envolverem em propostas educativas que mobilizem sua motivação e promovam aprendizagens significativas, na medida em que irão colocar em prática competências e habilidades, com foco no seu centro de interesses.

Essa nova proposta de ensino vai exigir dos profissionais da educação, intencionalidades e metodologias diferenciadas para abordagem dos saberes, de modo a se garantir a produção de conhecimento pelos jovens, competências de autoria, atitude e postura crítico-reflexiva-propositiva, fundada na problematização, na investigação científica, na competência do saber-fazer. Os jovens passarão a ocupar a centralidade desse processo de ensino, compreendendo-se como agentes propositivos, aqueles que, com compromisso ético científico, serão capazes de criar, propor e transformar, desencadear mudanças necessárias para situações indesejáveis do seu entorno social.

Desse novo ensino médio, espera-se que apresente uma forma diferenciada de se ensinar e de se aprender; que não seja mais do mesmo. Que esta nova proposta seja capaz de estimular o desejo dos jovens, de estar na escola para aprender o que realmente tem sentido para suas vidas fora dos muros da escola. Que seja um vetor de desenvolvimento em todas as dimensões, contribuindo para escolhas e decisões futuras com mais consciência dos potenciais e dos dons pessoais, facilitando a escolha em cursos de formação profissional; enfim, oportunizando aos jovens, um rumo mais assertivo no que tange a definições do seu projeto de vida.

O novo Ensino médio reserva, pois, um espaço privilegiado de protagonismo, tanto aos jovens, quanto aos profissionais da educação. Acredita-se que eles saberão ocupar esse espaço com competência, autoconfiança e motivação.​

Marisa Crivelaro ​