Navegar para Cima

Notícias

Estudantes aprendem literatura de cordel em aulas de arte

24/11/2020
Nosso jeito de educar
As aulas tiveram por objetivo valorizar e praticar a experiência pessoal como agregadora de significado à identidade coletiva.

​​Os estudantes do 8º ano EF estão trabalhando a Literatura de Cordel nas aulas de arte. Esta literatura é uma manifestação artística e literária tradicional da cultura brasileira e patrimônio cultural brasileiro. Durante as aulas os estudantes estão conhecendo a história, as características, o tipo de linguagem utilizada e a sua criação. 

A partir de temáticas atuais, eles foram motivados a criarem portfólios pessoais de maneira online contendo todo o conteúdo trabalhado, assim como os seus versos de cordel. 

Tendo de acordo com as Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista, ao trabalhar esta literatura os estudantes estão valorizando e praticando a experiência pessoal como agregadora de significado à identidade coletiva. Também estão elaborando e praticando um discurso crítico, fazendo o uso da arte como possibilidade de expressão e exploração pela cultura de massa e suas relações de poder.

​Confira alguns versos desenvolvidos em aula:

“Lave as mãos com álcool em gel
Ou com água e sabão
Também faça uma limpeza 
Na alma e no coração
Vá para aula online
Para não ficar de recuperação!” 
Yasmim dos Santos, estudante da turma 81

“Essa pandemia
Tira toda minha alegria
Sem poder estudar 
Ou meus amigos reencontrar
Tudo o que posso fazer é esperar 
Tudo isso passar!” 
Arthur Denardin, estudante da turma 81


“Entrei para um colégio novo
Pensei que não iria me encaixar
Mas quando passei pelas portas de entrada
Já vi que ali seria meu segundo lar”. 
Amanda Trindade, estudante da turma 82

Em meio a quarentena
Temos um dilema
De ficar longe do colégio que a gente ama
Do Colégio Marista Santana!
Mas quando tudo isso passar...
Com muito carinho vamos voltar!” 
Matheus Azambuja, estudante da turma 82



ENFRENTAR DESAFIOS NOS COMPLETA

Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.

Nossa ação pedagógica é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes​ relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida pr​ofissional.​