Estudantes apresentam trabalhos da Iniciação Científica

03/12/2018
Iniciação Científica
Os estudantes apresentaram as conclusões dos trabalhos realizados na Iniciação Científica.

​Os estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio apresentaram no sábado, 1/12, as conclusões dos trabalhos realizados na Iniciação Científica.

Projeto de Iniciação Científica (PIC), teve por objetivo estimular à pesquisa e o desenvolvimento de habilidades importantes para as atividades acadêmicas. Durante a pesquisa os estudantes investigaram um tema por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), utilizando a metodologia científica.

IncDSC_0167.JPG

Nesta primeira edição do projeto, os estudantes desenvolveram suas pesquisas sobre diversos temas, entre eles destacamos: Poluição Hospitalar na Cidade de Uruguaiana; O Lixo e a Coleta seletiva; Feminicídio no Brasil; Lixo produzido nas escolas; O uso inadequado da água potável; Saneamento básico; Os adolescentes em busca do corpo perfeito: distúrbios alimentares; Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e gravidez não planejada na adolescência; Inclusão Social nas Escolas de Uruguaiana​, entre outros.

inccDSC_0047.JPG

Familiares e representativi​dades da cidade prestigiaram a mostra, contribuindo com comentários e questionamentos importantes para a formação do estudante.

Durante o ano letivo, os estudantes trabalharam com total autonomia para a escolha do tema, a área de pesquisa e o professor orientador, contando sempre com a colaboração das coordenações da escola e do acervo da biblioteca para a realização das pesquisas.

O Projeto terá continuidade no ano letivo de 2019, com novos temas, desafios e reflexões.​​