Navegar para Cima

Notícias

Estudantes apresentam trabalhos na Mostra de Iniciação Científica

02/12/2020
Iniciação Científica
Mesmo em tempos de aulas remotas nossos estudantes foram motivados a realizar os trabalhos de Iniciação Científica

Foi realizada nos dias 21 e 28 de novembro a Mostra de Iniciação Científica, em que estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, através de pesquisas científicas, contemplaram as quatro áreas do conhecimento. As pesquisas científicas abordaram temas atuais, de acordo com os estudos em aula. Entre os temas trabalhados estavam a Pandemia, doenças infecciosas e o Meio Ambiente. A Mostra foi realizada pelo Teams, no dia 21 de novembro, os estudantes dos Anos Finais apresentaram seus trabalhos, no dia 28 foi a vez dos estudantes do Ensino Médio.


​​ Texto auxiliar da imagem

Estudantes durante a apresentação dos seus trabalhos

O projeto é organizado em etapas distribuídas ao longo do primeiro semestre letivo e que envolvem a elaboração do planejamento de pesquisa na área de interesse dos estudantes, o desenvolvimento, a execução e a apresentação de resultados. Segundo a coordenadora pedagógica dos Anos Finais e do Ensino Médio Fernanda Martins, o “projeto promove a expansão do pensamento crítico, a reflexão e a criatividade a partir da formulação de questionamentos e do aprofundamento de informações e coletas de dados”. 


​​ Texto auxiliar da imagem

Trabalho e tema abordado

Desde cedo, os estudantes são motivados a visualizar, na prática, a teoria, preparando-se para o universo acadêmico, através da participação em mostras científicas e publicações de trabalhos.​ ​

Em nosso Projeto Educativo, o Colégio se define como um espaço-tempo de investigação e de produção de conhecimento, bem como da pedagogia da pergunta, da pesquisa, do questionamento, da reflexão e da sistematização de conhecimentos, de saberes e seus discursos.

Desta forma, aliando a teoria à prática, nossos estudantes têm contato com o método científico, sendo motivados a desenvolverem pesquisas, transformando as vivências realizadas e diferentes espaços pedagógicos, em conhecimento. A iniciativa intensifica os estudos nas diferentes áreas do conhecimento, resolvendo também dúvidas sobre os conteúdos trabalhados em aula.​