Navegar para Cima

Notícias

Estudantes utilizam ferramenta para organização de estudos

19/03/2021
Educação
A fim de tornar o planejamento dos Anos Finais e Ensino Médio mais interativo e dinâmico, educadores apresentam a plataforma Canvas

​Para contribuir com o planejamento de estudos, buscamos inovar e apresentar alternativas atrativas para os estudantes. Entre essas propostas está a ferramenta Canvas, utilizada em nosso Colégio para a organização de crianças e jovens do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Além de proporcionar dinamismo e interação, a plataforma apresenta uma forma gráfica com uma visão geral do planejamento, colocando o estudante no centro do processo, seja no meio presencial, seja no virtual.   

Uma ferramenta, diferentes possibilidades 

Canvas é uma ferramenta que auxilia na visualização e estruturação de estratégias, comumente utilizada em negócios. Além disso, é apresentada no Ensino Superior em cursos como Administração. Dessa forma, nossos estudantes têm a oportunidade de conhecer e experimentar previamente, contribuindo, assim, para seu futuro profissional.  

Planejando o ensino

estudantes-aula-matematica.jpeg

De acordo com coordenadora dos Anos Finais e Ensino Médio, Fernanda Martins, a organização do Canvas para os professores foi uma forma de aumentar a interação e trazer dinamicidade. Para o uso nas aulas, é utilizado um quadro com 13 divisões, as quais são preenchidas em uma ordem para melhor compreensão e criação do planejamento. “Os Canvas de todas as turmas são apresentados pelos professores aos estudantes, ficando disponíveis na plataforma Marista Virtual 3.0. Dessa forma, os alunos têm acesso ao planejamento de cada educador e poderão colaborar para um currículo mais integrado”, explica. 

A educadora de Matemática do 6º e 7º ano Dijovâni dos Santos aprovou a utilização da ferramenta no Planejamento Trimestral de Matemática. “Ela possibilitou priorizar e direcionar conteúdos, metodologias, habilidades e competências, tudo de forma objetiva e prática. Quando apresentamos aos estudantes, pudemos perceber a facilidade de compreensão da proposta a ser desenvolvida”, lembra.  

Protagonistas da própria aprendizagem 

estudante-em-casa.jpeg

Para a estudante do 7º ano do Ensino Fundamental Isabella Müller, a utilização do Canvas contribui para a organização dos estudos, além de ser um método inovador. “A apresentação dos nossos professores foi esclarecedora e por isso acredito que será uma ótima forma de vermos o conteúdo. Meus colegas também gostaram. Espero que, dessa maneira, percebam que essa ferramenta de planejamento é uma excelente ideia”, comenta.