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Olhares, atitudes, decisões e escolhas distintas para o Ano Letivo de 2021

03/02/2021
Inovação
Artigo da nossa diretora Marisa Crivelaro da Silva reflete sobre a mudança cultural que o ano letivo 2021 trará

A diretora Marisa Crivelaro da Silva preparou o artigo abaixo, o qual foi publicado no jornal Zero Hora, sobre as transformações necessárias para o ano letivo 2021. Confira:

O início do ano letivo de 2021 nos diversos estados do país, com aulas presenciais, já tem data para iniciar.  E não será possível reproduzir as mesmas estruturas de organização de espaços, metodologias, formas de avaliação e de convivência que existiam antes da pandemia. O desafio está posto para autoridades educacionais, gestores, professores.

Mudanças estratégicas precisam ocorrer em várias dimensões. Importante ressaltar algumas. Há necessidade de uma atenção focada em aprendizagens que não foram consolidadas em razão de dificuldades de adaptação de muitos estudantes ao modelo de ensino remoto. É preciso garantir os direitos e objetivos de aprendizagem no que tange a competências e habilidades previstas na BNCC e atender orientações das recentes legislações educacionais que tratam sobre procedimentos a serem adotados quanto ao replanejamento curricular, reorganização do calendário escolar e realização de aulas e atividades pedagógicas presenciais e não presenciais.

O replanejamento curricular deverá considerar os resultados da avaliação diagnóstica, primeira ação pedagógica da escola para identificar defasagens de aprendizagem, definir e aplicar planos de recuperação apropriados.

Outra dimensão que exige atenção é a situação socioemocional dos estudantes. Muitos tiveram sua saúde mental afetada por problemas de ansiedade, incertezas, medos, insegurança. Será preciso desencadear projetos e ações pontuais voltados ao apoio socioemocional, com cuidados especiais para a saúde mental tanto dos estudantes, quanto dos profissionais da educação, principais atores do processo pedagógico.

Mudança de hábitos. É preciso haver uma mudança cultural nas instituições escolares, introduzindo-se hábitos diferenciados como forma de garantir segurança e proteção a colaboradores, estudantes e famílias. Essa garantia só poderá ser assegurada com esforços coordenados por parte de todos.

Mesmo em situação adversa, é preciso avançar, com celeridade, na incorporação dessa nova cultura que altera regras dentro dos espaços de convivência no contexto escolar e introduz outras formas de ensinar, de aprender e de conviver. Eis, pois, algumas das razões que exigem olhares, atitudes, decisões e escolhas distintas para o Ano Letivo de 2021.