Navegar para Cima

Notícias

Quaresma é tempo de oração e discernimento - Marista Sant'Ana

02/03/2022
 
De 2 de março a 14 de abril vivenciamos o período quaresmal

A partir do dia 2 de março, Quarta-Feira de Cinzas, damos início ao tempo da Quaresma. Esse período, pelo catolicismo, compreende os quarentas dias que antecedem à Páscoa. Nesse momento, somos convidados para a oração e o discernimento. Somos provocados à introspecção e escuta atenta.  

Tempo para oração e discernimento ​

​Segundo a tradição católica, a Quaresma é o momento para silenciar e buscar em nossa interioridade, as respostas aos questionamentos internos, a sermos pessoas melhores e estarmos em contato com nossa espiritualidade. É tempo de discernimento, conversão e partilha. Inspirados nas palavras do Papa Francisco, “que o ódio deixe lugar ao amor, a mentira à verdade, a vingança ao perdão e a tristeza à alegria", somos incentivados a potencializar um olhar atento para nossos caminhos e para os espaços onde estamos inseridos, com objetivo de garantir que o amor tenha a voz mais forte e que a verdade, a alegria e o perdão sejam a base das nossas relações. 

​Educa com sabedoria, ensina com amor  

Junto à Quaresma, também vivenciamos a Campanha da Fraternidade. Ela é lançada anualmente durante esse período, pois é um momento favorável para a reflexão e partilha. Trabalhar uma temática específica nesses dias enriquece o percurso quaresmal.  

Neste ano, o tema da CF será “Educa com sabedoria, ensina com amor”. Essa premissa nos provoca a pensar sobre a importância dos processos pedagógicos em nossas práticas diárias. Além disso, propõe que sejamos “Discípulos da Palavra”, ou seja, aprendizes dos ensinamentos de Jesus. Saiba mais sobre a Campanha da Fraternidade vivenciada na Rede Marista aqui

Que possamos nos conectar com nossa espiritualidade e saibamos discernir os novos passos de nossa trajetória. 

 ​