O Projeto de Iniciação Científica (PIC) tem por objetivo estimular à pesquisa e o desenvolvimento de habilidades importantes para as atividades acadêmicas. Desde cedo, os estudantes são motivados a visualizar, na prática, a teoria, preparando-se para o universo acadêmico, através da participação em mostras científicas e publicações de trabalhos.
Participam do projeto os estudantes dos Anos Finais e do Ensino Médio. Durante a pesquisa será investigado um tema por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), utilizando a metodologia científica. Os estudantes devem escolher a temática, área de pesquisa e o professor orientador, que deverá os acompanhar e auxiliar no desenvolvimento do projeto. Os estudantes se encontraram uma vez por semana com seus orientadores para o desenvolvimento do tema.
Segundo o estudante Pedro Lima, do 1º ano do Ensino Médio, "a iniciação científica é uma oportunidade de ampliar nosso conhecimento sociológico sobre assuntos de nosso interesse e, ao mesmo tempo, nos preparar para trabalhos acadêmicos e científicos."
Desta forma, aliando a teoria à prática, nossos estudantes têm contato com o método científico, sendo motivados a desenvolverem pesquisas, transformando as vivências realizadas e diferentes espaços pedagógicos, em conhecimento. A iniciativa intensifica os estudos nas diferentes áreas do conhecimento, resolvendo também dúvidas sobre os conteúdos trabalhados em aula.
Confira nos links abaixo as datas e horários que os estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio terão orientação da Iniciação Científica. Os links estão divididos por professor orientador.
Professora Neila Ana Provenzi (turma 231)
Professora Luiza Rampanelli (turma 61, 62 e 71)
Professora Daniela Goulart D'Avila (turma 61, 62 e 71)
Professor Marlo do Nascimento (turma 211)
Professor Ronan (turma 212 e 231)
Professor João Valter Lopes (turma 71 e 72)
Professor Thiago Carrazoni (turma 81, 82, 91 e 92)
Professora Úrsula Gasparotto (turma 221)