Navegar para Cima

Notícias

Recomendações de livros estimulam a curiosidade e o interesse pela leitura

30/03/2021
Educação
Assistentes de biblioteca selecionam obras a fim de fortalecer os hábitos de leitura

​​​​​​​O hábito da leitura contribui para ampliar o vocabulário, desenvolver a criatividade, instigar o senso crítico, expandir conhecimentos em diferentes áreas, além de ser essencial para o desenvolvimento das crianças. Pensando em todos os benefícios da leitura, promovemos a ação Dicas de Leitura, no qual as assistentes de biblioteca escolhem livros presentes em nosso acervo de forma mensal para fomentar a leitura de estudantes, educadores e pais. 

As indicações contemplam Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais, Ensino Médio e pais e educadores e estão disponíveis na biblioteca do Colégio. Desta vez são cinco livros de diferentes gêneros literários. Confira as indicações a seguir: 


Educação Infantil  

EI Pela porta do Coração.jpg

Título: Pela porta do Coração, autora: Regina Rennó. A obra conta a história de um menino que, com seu skate, vive muitas aventuras para realizar o seu desejo de tornar-se amigo do coração. A obra, sem texto, estimula a leitura através das imagens tornando o leitor coautor da história. 


Anos Iniciais 

AI Com Afeto e Alfabeto.jpg 

Título: Com Afeto e Alfabeto, autor: Dilan Camargo.  

O livro mostra, através da poesia, novos significados para palavras e sentimentos de grande importância na vida do leitor, como o sorriso, o coração, o tempo, o abraço, e o afeto. 


Anos Finais 
AF A amizade eterna.jpg 

Título: A amizade eterna e outras vozes da África, autor: Ilan Brenman.  

Através dos contos africanos apresentados na obra, o autor traz ao leitor a importância da amizade, valor tão necessário na vida do ser humano. 


Ensino Médio

EM O sol é para todos.jpg 

Título: O sol é para todos, autor Harper Lee.  

O romance conta a história das injustiças, indiferenças e preconceitos presenciados por Scout, a personagem principal da história.  


Pais e Educadores  

Pais e Educadores As melhores decisões não seguem a maioria.jpg 

Título: As melhores decisões não seguem a maioria, autor: Reinaldo Polito.  

Na obra, o professor Reinaldo Polito estimula o leitor a persistir nos seus projetos de vida, mesmo diante de situações difíceis e obstáculos encontrados no caminho, incentivando o leitor a se empenhar nas decisões tomadas. 


As obras estão disponíveis para empréstimo a toda comunidade escolar: pais, educadores e estudantes. Enquanto as aulas presenciais estiverem suspensas, o atendimento da biblioteca ocorre por meio do Sistema Online de Biblioteca Marista Sul, que permite ao usuário pesquisar a obra desejada e realizar o pedido de empréstimo através do seu usuário e senha, e-mail: [email protected], ou telefone, (55) 3415 2900, ramal 2924. Após o recebimento da solicitação, as assistentes de biblioteca entrarão em contato com o usuário agendando um horário para retirada do material na biblioteca, seguindo todos os protocolos de prevenção ao novo coronavírus. 

O horário de funcionamento é das 7h30 às 12h15, 13h30 às 17h50. O prazo de devolução das obras é de 14 dias, podendo ser renovadas por mais 14 dias. É importante destacar que, para maior segurança dos usuários, todos os livros disponíveis para empréstimo passam pelo processo de higienização.