Navegar para Cima

Notícias

Setembro chegou e com ele chega a Primavera

04/09/2020
Espiritualidade
Nossa diretora, Marisa Criveralo, traz nesse artigo uma reflexão sobre os seis meses de pandemia

Eis que entramos no sexto mês de isolamento social, em razão da pandemia do COVID-19. E cá estamos nós, resistindo, animando-nos, mutuamente, fortalecendo-nos e inspirando-nos naqueles que geram experiências inovadoras para dar conta de driblar as necessidades que se evidenciam, cotidianamente.

Algumas indagações pessoais pertinentes:

 - De que forma estou, particularmente, olhando para essa situação de pandemia, isolamento social, distanciamento controlado? Que lições estou sendo capaz de extrair dessa experiência inédita que tirou a todos do eixo? Quais são as percepções que tenho? Que mudanças me propus a operar na minha vida, no meu trabalho, apesar da situação complexa? O que eu posso fazer de diferente? Como posso parar um pouco de olhar só para mim e começar a enxergar as necessidades dos outros e me mobilizar para ser uma mão estendida, um ombro amigo que conforta, consola, motiva, inspira?  O que preciso mudar em mim para ser uma pessoa e profissional melhor a partir de todas essas experiências que estou vivenciando?

Felizes daqueles que se desafiam a ter um olhar otimista para esta situação de crise pela qual estamos passando! Quando fazemos um planejamento estratégico para uma instituição, sempre iniciamos por uma “Análise SWOT” para definir forças e fraquezas, ameaças, riscos e oportunidades. Neste tempo de crise,  o convite é que façamos uma análise desse tipo em nossa vida pessoal e profissional para garantir nossa saúde mental, preservar nosso senso de direção e de propósito e mirar lá adiante, visão de médio e longo prazo, para que possamos impulsionar nossa motivação e tornar mais potente a nossa capacidade de resistência e de superação. 

Setembro chegou e com ele, a primavera. Primavera é tempo de renascimento, renovação... Depois de podados, os galhos das árvores, aparentemente secos, parecem renascer, com seus brotos verdinhos, cheios de vida! Assim somos nós. Para que nossa vida e nossa força interior seja renovada, precisamos fazer uma análise SWOT pessoal. 

Quando olhamos para as ameaças e oportunidades nesse tipo de análise, geralmente somos convidados a lançar um olhar para fora, para tudo que está acontecendo no mundo, na sociedade,  no nosso entorno e para muito além dele, para podermos vislumbrar algumas oportunidades de crescimento e inovação e nos precavermos das potenciais ameaças. E quando temos que olhar as forças e fraquezas, somos levados a fechar as janelas do ambiente externo e passar a olhar para o ambiente interno, para ver o que temos de potente e quais são os pontos de fragilidade a dar atenção específica e focada. Pois bem. O convite é este: vamos voltar nosso olhar para dentro de nós mesmos e examinar, com cautela, quais são as nossas forças para torná-las ainda mais potentes, desenvolvendo-as sempre mais! E também, visualizar nossos pontos de desenvolvimento, focar neles, traçar planos e metas para que a estação da primavera chegue, também, nas nossas vidas, floresça, dê flores perfumadas e frutos deliciosos para que possamos saboreá-los, EM FAMÍLIA!

Considero importante refletirmos sobre três verbos de ação que devem nos movimentar nesse percurso, em tempos de pandemia:

- Acreditar. Na Providência Divina que nos capacita para enfrentar toda e qualquer dificuldade, sem desanimar ou desistir. Acreditar que podemos ir mais longe, porque já fomos capazes de dar passos bem além do que imaginávamos que conseguiríamos, pela fé e crença nessa Providência Divina que nos habilita a ir além.

- Transcender. Parar de olhar só para nós, de enxergar apenas as nossas necessidades; voltar nosso olhar e estender nossas mãos para as necessidades alheias. Quando descentralizamos nosso olhar para além de nós mesmos, passamos a enxergar as necessidades dos outros e quando começamos a ajudar, encontramos um sentido e uma motivação superior para nossas vidas, e tudo se transforma dentro de nós. 

- Projetar. As lições da Psicologia, que estuda o comportamento humano, ensinam-nos a projetar o futuro, olhar lá na frente para tirar o foco da nossa ansiedade, das nossas decepções, das dores da alma. Quando vislumbramos o que será, como será nossa vida logo ali, num futuro próximo, esse cenário torna-se uma força propulsora que nos tira do lugar comum e coloca-nos a caminho, faz-nos avançar, ir em frente!

Quando somos capazes de exercitar esses três verbos de ação nas nossas vidas, a transformação acontece e  torna-nos, particularmente, poderosos para enfrentar o que vier; ajuda-nos a alcançar nosso potencial infinito e enxergar oportunidades válidas para serem exploradas, entender nossas fraquezas e trabalhar cada uma delas para nos melhorar e nos desenvolver. E o que antes eram ameaças e fraquezas, transformam-se em forças e oportunidades. A escolha, a decisão e a atitude de fazer acontecer e transformar a própria vida é exclusivamente de cada um, de cada uma. Ninguém poderá fazer isso por nós! Façamos o que precisa ser feito para aproveitar essa oportunidade que Deus nos concede, de evoluirmos como pessoas e como profissionais, qualificando nossa atuação, cada um no seu campo de missão.

Marisa Crivelaro da Silva
Diretora